Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Pajé Dua Busẽ e Ernesto Neto tratam de conexões de povos indígenas com arte, física e política

Pajé Dua Busẽ e Ernesto Neto tratam de conexões de povos indígenas com arte, física e política

por Nelson Niero Neto - publicado 25/10/2019 17:20 - última modificação 04/11/2019 09:42

Os 15º e 16º encontros da Jornada Relações do Conhecimento entre Arte e Ciência: Gênero, Neocolonialismo e Espaço Sideral serão nos dias 7 e 8 de novembro

Dua Busé
O pajé Dua Busẽ
Ernesto Neto
O artista Ernesto Neto
O líder indígena Dua Busẽ e o artista plástico Ernesto Neto serão dois dos expositores dos 15° e 16° encontros da Jornada Relações do Conhecimento entre Arte e Ciência: Gênero, Neocolonialismo e Espaço Sideral, que acontecem nos dias 7 e 8 de novembro, às 14h, no IEA. As atividades são abertas ao público e com transmissão ao vivo pela internet.

O pajé Dua Busẽ integrará a mesa do dia 7, História e Mito: os Povos Huni-Kuin e Guarani. O índio da etnia huni-kuin é uma liderança entre as sociedades indígenas brasileiras. Considerado o maior pajé vivo nas margens do rio Jordão, no Acre, aos 86 anos ele propõe, como projeto de sociedade, que os jovens sejam envolvidos na produção de um imaginário a partir dos mitos principais do panteón: para ele, a juventude deve abraçar o universo simbólico de que é herdeira, sem reprimir sua curiosidade com as tecnologias e a contemporaneidade.

Seguindo esta proposta, os huni-kuins pretendem guardar sua memória em nuvem, na internet, a fim de preservá-la, além de divulgá-la como uma forma de aprendizado para os adolescentes indígenas. Maior etnia do Acre, o povo huni-kuin é formado por mais de cem aldeias, distribuídas em doze terras indígenas que totalizam mais de 13 mil pessoas.

Sobre a jornada

Jornada Relações do Conhecimento entre Arte e Ciência: Gênero, Neocolonialismo e Espaço Sideral é uma disciplina de pós-graduação aberta à participação do público oferecida pela Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência (parceria entre o IEA e o Itaú Cultural) e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP.

O programa da disciplina foi formulado pelos dois titulares da Cátedra em 2019: o crítico, curador e historiador de arte Paulo Herkenhoff e a biomédica Helena Nader, professora da Unifesp. A intenção é promover uma discussão profunda sobre as inter-relações arte e ciência ao longo dos tempos, perpassando por aspectos como proeminência cultural de um país sobre outro, questões de gênero, de estilos e formatos. Veja o programa completo.

O líder indígena e cineasta Carlos Papá, um liderança guarani, falará sobre sua etnia, que tem ampla presença na América do Sul, abrangendo o Sudeste e o Sul do Brasil, a Bolívia, o Paraguai, a Argentina e o Uruguai. Três aspectos fundamentais da identidade guarani serão discutidos: a “alma” (ava ñe'ë) e a língua; os ancestrais míticos; e o conjunto de costumes e mitos que regulam a vida social.

Além de Dua Busẽ e Papá, participarão da mesa de debate o cineasta Zezinho Yube, o artista plástico Xadalu, e as antropólogas Manuela Carneiro da Cunha e Elsje Maria Lagrou. A moderação será de Anna Dantes.

16º encontro

No dia seguinte, os expositores da mesa Escultura, Física e Política para as Mitologias Indígenas vão analisar a trajetória do escultor Ernesto Neto, que estará presente no debate. Segundo Helena Nader e Paulo Herkenhoff, responsáveis pelo programa e titulares da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência, que organiza a jornada, Ernesto Neto tem buscado em sua obra “as relações de alteridade, saberes femininos e, agora, a visão cosmogônica de algumas sociedades indígenas”.

Os homenageados do 16º encontro serão Darcy Ribeiro e Berta Ribeiro. O casal representou, para Nader e Herkenhoff, “um salto epistemológico no conhecimento da riqueza cultural das sociedades indígenas do Brasil”. Ao estudarem esses povos, focaram em suas manifestações simbólicas, carregadas de valor estético.

No debate, Herkenhoff e os pesquisadores Massimo Canevacci (via Skype) e Luiz Alberto Rezende de Oliveira acompanharão Ernesto Neto. Helena Nader será a moderadora.

 


JORNADA RELAÇÕES DO CONHECIMENTO ENTRE ARTE E CIÊNCIA: GÊNERO, NEOCOLONIALISMO E ESPAÇO SIDERAL
15º Encontro - História e Mito: os Povos Huni-Kuin e Guarani
7 de novembro, 14h
16º Encontro - Escultura, Física e Política para as Mitologias Indígenas
8 de novembro, 14h
Auditório IEA, Rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo
Eventos gratuitos e abertos ao público - Haverá transmissão ao vivo pela internet
Mais informações: com Sandra Sedini (sedini@usp.br), telefone (11) 3091-1678
Páginas dos eventos: 15º Encontro - 16º Encontro

Foto: Agência Ophelia (Cedida pelo Itaú Cultural) e Warburg 1866/ Wikimedia