Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Envelhecimento é o tema de rede mundial de IEAs para 2018

Envelhecimento é o tema de rede mundial de IEAs para 2018

por Mauro Bellesa - publicado 03/01/2018 09:40 - última modificação 12/01/2018 08:32

"Envelhecimento - Vida, Cultura, Civilizações" é o Tópico do Ano de 2018 da rede de Institutos de Estudos Avançados Baseados em Universidades (Ubias).
Idosos
Expectativa de vida deve subir cinco anos até 2050

Em 2018, o Tópico do Ano dos IEAs vinculados à rede de Institutos de Estudos Avançados Baseados em Universidades (Ubias, na sigla em inglês) é "Envelhecimento - Vida, Cultura e Civilizações".

Ao escolher um tópico, a Ubias procura identificar um tema de importância global a ser explorado em diferentes atividades e formatos. O objetivo é estimular os pesquisadores dos IEAs a terem novos insights sobre o tema e o estreitamento da comunicação entre os institutos.

Longevidade

Na justificativa da escolha do tópico deste ano, a Ubias destaca que estudos demográficos apontam para um aumento de cinco anos na média da expectativa de vida mundial até 2050. A ampliação da longevidade está associada ao chamado "envelhecimento saudável", ou seja, o acréscimo de mais anos saudáveis à vida.

"Isso sublinha os grandes ganhos em bem-estar associados com as mudanças. Mas há problemas que permanecem: o aumento da longevidade não é igualmente distribuído e a amplitude das desigualdades sociais continua, o que por sua vez levanta várias outras questões."

Se em vários países africanos a queda da mortalidade infantil associada a elevadas taxas de fertilidade leva a um grande número de jovens, com altas taxas de desemprego entre eles, em diversos países europeus há uma mudança demográfica inversa. O envelhecimento da população, com um dramático aumento na incidência de doenças relacionadas com a idade avançada - demência, por exemplo - é considerado um desafio econômico e social em muitas partes do mundo, argumenta a entidade.

Cultura

A Ubias ressalta que a questão da idade deve ser abordada e analisada num contexto amplo e a partir de diversas perspectivas disciplinares. "As maneiras pelas quais vemos e interpretamos os sinais de envelhecimento bem como a segmentação etária no transcurso da vida - por exemplo, quando alguém é considerado idoso? - têm mudado ao longo da história e estão sujeitas a grandes diferenças culturais."

Esse é o motivo de a proposta de trabalho para os IEAs não se restringir ao envelhecimento biológico e suas consequências. A partir dessa perspectiva, a Ubias sugere algumas questões a serem discutidas nas atividades: "As culturas e sociedades têm elas mesmas uma idade? O Universo também? Em relação a artefatos culturais, de edifícios a obras de arte, qual é o papel da idade?  E quanto à idade dos conceitos? Das ciências?".

As atividades sobre o Tópico do Ano podem variar de um evento a uma série de encontros, incluindo conferências e discussões públicas, workshops, seminários ou um ciclo de conferências. A Ubias incentiva os IEAs organizadores a convidar pesquisadores de outros institutos como conferencistas ou participantes, bem como a realização de atividades conjuntas entre dois ou mais institutos.

O primeiro Tópico do Ano foi "Mídia e Controle de Dados", em 2016. Em 2017, o tema foi "Medo". O tópico para 2019 será escolhido pelos diretores de IEAs integrantes da Ubias em reunião no IEA-USP de 19 a 22 de março deste ano.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil