Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Simpósio internacional debate envelhecimento sustentável e saúde planetária

Simpósio internacional debate envelhecimento sustentável e saúde planetária

por Mauro Bellesa - publicado 21/11/2023 14:55 - última modificação 28/11/2023 08:54

De 27 a 30 de novembro, realiza-se o 1º Simpósio Internacional sobre Envelhecimento Sustentável e Saúde Planetária. O encontro será online e terá como tema Cuidados Integrados à Pessoa Idosa: Construindo o Caminho para o Envelhecimento Sustentável e a Saúde Planetária.

Árvore-TerraDe 27 a 30 de novembro, realiza-se o 1º Simpósio Internacional sobre Envelhecimento Sustentável e Saúde Planetária. O encontro será online e terá como tema Cuidados Integrados à Pessoa Idosa: Construindo o Caminho para o Envelhecimento Sustentável e a Saúde Planetária.

Para acompanhar o simpósio pela internet é preciso efetuar inscrição prévia em formulário online. Estão previstas exposições em português, espanhol e inglês (sem tradução) [veja a programação].

Com a presença de pesquisadores do Brasil, Estados Unidos, França, Canadá, Reino Unido e México, o encontro destina-se a promover o debate sobre a capacidade intrínseca (CI) e a estratégia de atenção à saúde da pessoa idosa, de modo a fomentar ações que contribuam para o atingimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da saúde planetária.

O conceito de CI foi proposto em 2015 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e compõe-se de todas as capacidades físicas e mentais de um indivíduo, avaliadas a partir de cinco domínios: cognição, humor, locomoção, vitalidade e aptidão sensorial.

Os organizadores do encontro  ressaltam que a CI é um dos fatores que podem favorecer ou limitar o envelhecimento sustentável. No entanto, “embora a CI seja um determinante de envelhecimento bem-sucedido, a translação desse conhecimento para o envelhecimento sustentável e para a saúde planetária ainda é escassa”.

O simpósio discutirá também aspectos como o envelhecimento em países de baixa e média renda, a implementação da Atenção Integrada para os Idosos (Icope, na sigla em inglês) em vários países, o engajamento de profissionais de saúde no cuidado sustentável de idosos e a criação de cidades inclusivas para pessoas idosas.

A organização do simpósio é do Programa Ano Sabático e do Grupo de Estudo em Saúde Planetária do IEA, em parceria com o Núcleo de Pesquisas sobre o Envelhecimento e o Idoso (Napenv) da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI). Os apoiadores são: a PRPI; o Núcleo Interprofissional de Investigação em Cuidado no Envelhecimento e o Programa de Pós-graduação em Enfermagem na Saúde do Adulto (Proesa) da Escola de Enfermagem (EE) da USP; a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG); a Associação Brasileira de Enfermagem-Seção São Paulo; o CNPq; e a Capes.

A sessão do dia 30 será dedicada a reunião de pesquisa exclusiva para integrantes do Napenv.


1º Simpósio Internacional sobre Envelhecimento Sustentável e Saúde Planetária
27 a 30 de novembro
Evento online público e gratuito - Requer inscrição prévia
Exposições em português, espanhol e inglês (sem tradução)
Mais informações: com Sandra Sedini (sedini@usp.br), telefone (11) 3091-1678
Página do simpósio

 

Imagem: Montagem de Renata Ferreti-Rebustini