Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Escolhidos novos integrantes da direção do Instituto

Escolhidos novos integrantes da direção do Instituto

por Flávia Dourado - publicado 07/03/2010 00:00 - última modificação 01/04/2013 16:38

Novo Coordenador do Polo do IEA em São Carlos e novo vice-coordenador do Polo de Ribeirão Preto foram nomeados pelo reitor João Grandino Rodas em fevereiro. Outras importantes decisões para o IEA também foram tomadas no mesmo mês.

Em fevereiro, o reitor João Grandino Rodas nomeou o novo coordenador do Polo do IEA em São Carlos e o vice-coordenador do Polo de Ribeirão Preto. Também em fevereiro, o Conselho Deliberativo do IEA escolheu um de seus novos integrantes. Outra decisão do reitor foi a recondução do coordenador da Cátedra Unesco Educação para a Paz, Direitos Humanos, Democracia e Tolerância.

Polo de São Carlos

robertomendoncafaria.jpg

O professor Roberto Mendonça Faria é o novo coordenador do Polo do IEA em São Carlos. Faria foi nomeado para o cargo pelo reitor João Grandino Rodas a partir de listra tríplice definida pelo Conselho Deliberativo. Da lista constaram também os nomes de Artur de Jesus Motheo, do Instituto de Química de São Carlos, e Luiz Nunes de Oliveira, do Instituto de Física de São Carlos. Faria substitui o professor Sérgio Mascarenhas, que ocupou o cargo desde a criação do Polo, em 1997. O novo coordenador desenvolveu grande parte de sua carreira acadêmica (mestrado, doutorado e livre-docência) no Instituto de Física de São Carlos (IFSC-USP). Possui pós-doutorado em física da matéria condensada pela Universidade de Montpellier 2, na França, e é professor titular do IFSC-USP, do qual foi diretor no período de 2002 a 2006. Como coordenador do Polo, Faria passa a integrar o Conselho Deliberativo do Instituto.

Polo de Ribeirão Preto

André LucirtonO professor André Lucirton Costa foi escolhido pelo reitor, também a partir de lista tríplice elaborada pelo Conselho Deliberativo, para o cargo de vice-coordenador do Polo de Ribeirão Preto, inaugurado em novembro de 2009. Os outros dois integrantes da lista foram Jairo Kenupp Bastos, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, e Raquel Fernanda Gerlach, da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto. Costa é professor associado do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP. Possui doutorado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo e livre-docência pela FEA-RP. Atua na área de administração de empresas com ênfase em logística, tecnologia da informação e administração de materiais.

Conselho Deliberativo

renatojanine.jpgAlém do coordenador do Polo de São Carlos, outro novo conselheiro do Instituto é Renato Janine Ribeiro, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, que substitui Bader Sawaia, da PUC-SP, na vaga destinada a um membro vinculado ou não à USP escolhido pelo Conselho Deliberativo. Ribeiro é professor titular de ética e filosofia política no Departamento de Filosofia da FFLCH-USP. Foi diretor de Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), presidente da Comissão de Cooperação Internacional da USP e membro do Conselho Deliberativo do CNPq. É autor de diversos livros, entre os quais: "A Universidade e a Vida Atual" (2003), "A Sociedade contra o Social: o Alto Custo da Vida Pública no Brasil" (2000) — ganhador do Prêmio Jabuti na categoria Ensaio e Biografia — e "Ao Leitor sem Medo — Hobbes Escrevendo contra o seu Tempo" (1999).

Cátedra Unesco

Sérgio AdornoOutro ato do reitor foi a recondução de Sérgio Adorno para mais um mandato de quatro anos como responsável pela Cátedra Unesco de Educação para a Paz, Direitos Humanos, Democracia e Tolerância, que coordena desde dezembro de 2006. A escolha do reitor deu-se a partir de lista trípice na qual também estavam os nomes de Maria Victoria Benevides, da Faculdade de Educação da USP, e de Antônio Sérgio Alfredo Guimarães, da FFLCH-USP. Adorno é professor titular do Departamento de Sociologia da FFLCH-USP. Possui doutorado em sociologia pela USP e pós-doutorado pelo Centro de Pesquisas Sociológicas sobre o Direito e as Instituições Penais (Cesdip), da França. É coordenador científico do Núcleo de Estudos da Violência da USP, presidente da Associação Nacional de Direitos Humanos — Pesquisa e Pós-Graduação e membro do Conselho Técnico-Científico da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Fotos (a partir do alto): 1) IFSC-USP, 2) Fearp-USP,
6) e 7) Mauro Bellesa/IEA-USP