Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Escrita de artigos científicos de alto impacto: estrutura e linguagem

Escrita de artigos científicos de alto impacto: estrutura e linguagem

por João Rafael - publicado 06/04/2015 11:50 - última modificação 10/08/2015 16:24

Evento organizado pelo polo IEA de Ribeirão Preto tratará da importância e dos tipos de divulgação científica, das principais características da escrita científica e das fases e do processo de editoração.

O Instituto de Estudos Avançados da USP, polo Ribeirão Preto, realizará no dia 17 de abril, às 14h30, o seminário "Escrita de artigos científicos de alto impacto: estrutura e linguagem". O evento ocorrerá no Auditório da Faculdade de Direito da USP Ribeirão Preto (FDRP-USP) e o palestrante será Valtencir Zucolotto, professor do Instituto de Física da USP São Carlos. Para se inscrever, clique aqui.

Para abordar diversos tópicos relevantes na escrita científica -- como a importância e os tipos de divulgação científica, as principais características deste tipo de linguagem, e também as fases e o processo de editoração --, Zucolotto utilizará modelos para exemplificar e identificar as principais seções do artigo científico. Além disso, o professor discorrerá sobre estilo e linguagem e focalizará na dinâmica do processo editorial, com estratégias para minimizar a rejeição imediata de manuscritos.

O palestrante
Valtencir Zucolotto é membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Possui graduação em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (1997), mestrado em Ciência e Engenharia dos Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (1999) e doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade de São Paulo (2003), com estágio na University of Massachusetts at Lowell, USA (2000-2001). Atualmente é Professor Doutor no Instituto de Física de São Carlos - IFSC da Universidade de São Paulo (USP).

Escrita de artigos científicos de alto impacto: estrutura e linguagem
17 de abril às 14h30
Auditório da Faculdade de Direito da USP Ribeirão Preto (FDRP-USP)
Informações: iearp@usp.br ou (16) 3315-0368