Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Espaço Cultural do IEA-RP recebe exposição fotográfica “Despertar”

Espaço Cultural do IEA-RP recebe exposição fotográfica “Despertar”

por Thais Cardoso - publicado 19/09/2022 12:45 - última modificação 19/09/2022 12:45

Imagens produzidas pela fotógrafa ribeirão-pretana Marcela Neves podem ser visitadas gratuitamente de 21 de setembro a 21 de outubro

O Espaço Cultural do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP recebe a partir do dia 21 de setembro a exposição fotográfica “Despertar”, da fotógrafa Marcela Neves. A mostra pode ser visitada gratuitamente até o dia 21 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Pelas lentes de Marcela, os raios de sol transitam pelo campus Ribeirão Preto da USP até o despertar de um novo olhar pelo Brasil. Ao produzir imagens para a exposição, a artista se depara com cenas, como o nascer do sol, que a remete aos diversos cantos do Brasil onde o sol é o protagonista desde a alvorada até o anoitecer. A artista explora texturas das folhagens marcadas pelo tempo, os peixes secando ao sol e o despertar dos ribeirinhos e ribeirão-pretanos, sem deixar de se encantar pelo anoitecer em imagens em preto e branco de árvores centenárias.

Marcela Neves é graduada em comunicação social pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e em fotografia pela Escola Panamericana. Seu currículo conta com cursos como História da Arte no Museu de Arte Moderna de São Paulo; cursos de arte contemporânea na Revista das Artes; e de pintura em tela no The Art Institute League, de Nova York. Já participou de diversas expedições fotográficas com grandes profissionais da área e realizou sua primeira exposição neste ano, no Centro Cultural Palace, em Ribeirão Preto, intitulada DES COBERTAS, com ângulos e cores inusitadas dos Lençóis Maranhenses.

O Espaço Cultural do IEA-RP fica localizado no campus da USP Ribeirão Preto, na Rua Pedreira de Freitas, casa 20 (antigo Banco Santander), ao lado do Prédio Central da FMRP. Mais informações: iearp@usp.br ou (16) 3315 0368.

Submissão de propostas

O Espaço Cultural do IEA está com chamada aberta para inscrições de exposições em artes visuais para o primeiro semestre de 2023. As propostas deverão ser enviadas até 15 de novembro de 2022 por meio do formulário disponível neste link.

Serão aceitas propostas de artistas plásticos de Ribeirão Preto e região, individuais ou em grupos, nos diferentes suportes artísticos, para exposições em um período de até 30 dias.

As propostas serão analisadas por um Comitê de Avaliação.

Para saber mais sobre as atividades do Espaço Cultural do IEA-RP, inscreva-se em nossa newsletter.