Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Especialistas abordam possibilidades e desafios para a transição agroecológica

Especialistas abordam possibilidades e desafios para a transição agroecológica

por Fernanda Rezende - publicado 05/05/2016 14:35 - última modificação 09/05/2016 15:51

No seminário A Transição para a Agroecologia: suas Possibilidades e Obstáculos, que acontece dia 16 de maio, às 14h, conferencistas levantarão questões para traçar um perfil dos agricultores brasileiros engajados na agroecologia.

AgroecologiaO Grupo de Pesquisa Filosofia, História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia do IEA realiza no dia 16 de maio, às 14h, mais um seminário sobre a agroecologia. Desta vez o objetivo é entender como se dá a transição para a agroecologia.

De acordo com o Modelo das Interações entre as Atividades Científicas e os Valores (M-CV), existem relações de reforço mútuo entre a adoção de uma estratégia metodológica e a sustentação de certos valores.

Após um primeiro seminário que apresentou as estratégias da pesquisa na agroecologia, desta vez os conferencistas irão explorar os valores das práticas agroecológicas que têm essas relações mutuamente reforçadoras com as metodologias da pesquisa agroecológica.

Para isso, levantarão questões para traçar um perfil dos agricultores brasileiros engajados na agroecologia: quem são, onde estão, sob quais condições atuam, que problemas enfrentam, quais são seus valores e aspirações, o que os leva a esta prática. Eles também discutirão o papel dos movimentos sociais para a agroecologia e as perspectivas para a expansão desta prática no país.

A Transição para a Agroecologia: suas Possibilidades e Obstáculos acontece na Sala de Eventos do IEA e terá transmissão ao vivo pela internet. A coordenação do encontro é de Pablo Mariconda, que também coordena do Grupo de Pesquisa.

Os conferencistas dividirão suas exposições em:

  • A Agroecologia e o Modelo das Interações entre as Atividades Científicas e Valores - Hugh Lacey, pesquisador visitante do CNPq-IEA e emérito da Swarthmore College
  • Apresentações Temáticas sobre os Agentes das Práticas e dos Movimentos da Agroecologia: seus Valores e suas Aspirações:
    • Leonardo Melgarejo, presidente da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan) e coordenador do Grupo de Trabalho Agrotóxicos e Transgênicos da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA)
    • Marcos Sorrentino, professor e coordenador do Laboratório de Educação e Política Ambiental no Departamento de Ciências Florestais da ESALQ-USP e ex-assessor especial do Ministro da Educação para a Construção da Política ambiental do MEC

 


A Transição para a Agroecologia: suas Possibilidades e Obstáculos
16 de maio, das 14h às 17h
Sala de Eventos do IEA, Rua da Praça do Relógio, 109, Bloco K, 5° andar, Butantã, São Paulo
Evento gratuito, sem inscrição prévia
Transmissão ao vivo pela internet
Informações: Claudia Regina (11) 3091-1686 e clauregi@usp.br 
Página do evento: http://www.iea.usp.br/eventos/agroecologia2