Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Especialistas comparam sistemas de saúde de São Paulo e Atlanta durante a pandemia

Especialistas comparam sistemas de saúde de São Paulo e Atlanta durante a pandemia

por Mauro Bellesa - publicado 30/07/2020 17:15 - última modificação 04/08/2020 10:15

Webinar "Sistemas de Saúde em Tempos de Pandemia" será realizado no dia 14 de agosto, às 14h30. A organização é do Grupo de Pesquisa Diálogos Interculturais.

UBS Bom Retiro, São Paulo
Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bom Retiro, São Paulo

No webinar Sistemas de Saúde em Tempos de Pandemia, no dia 14 de agosto, às 14h30, com transmissão ao vivo, pesquisadores das áreas de saúde pública e medicina vão discutir os efeitos da pandemia a partir de exame comparativo dos sistemas brasileiro (público e gratuito) e americano (privado). As cidades de São Paulo e Atlanta servirão como exemplos.

Os expositores serão:  o médico Fernando Cosentino, da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bom Retiro, em São Paulo, e parceiro comunitário da equipe de pesquisa da Universidade Emory que desenvolve pesquisa no bairro; e a socióloga Emily Pingel, da mesma universidade.

A bióloga Alexandra Llovet, da Emory, atuará como debatedora. A coordenação estará a cargo do historiador Jeffrey Lesser, também da Emory e professor visitante do IEA, onde integra o Grupo de Pesquisa Diálogos Interculturais.

Para Lesser, é um paradoxo que "o Brasil, um país em desenvolvimento, tenha um sistema de saúde público relativamente bom, apesar da desigualdade, e os Estados Unidos, um dos países mais ricos do munto, tenha um nível de atendimento de saúde básica relativamente baixo".

Ele justifica a pertinência da comparação entre São Paulo e Atlanta pelo fato de as duas cidades terem se consolidado em decorrência da escravidão e recebido muitos imigrantes de vários continentes desde o século 19. Um dos focos da discussão será como imigrantes e grupos minoritários são afetados pela pandemia.


Sistemas de Saúde em Tempos de Pandemia
14 de agosto, 14h30
Transmissão ao vivo pela internet (sem necessidade de inscrição)
Mais informações: com Sandra Sedini, sedini@usp.br
Página do evento