Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Especialistas discutem o legado político de Octavio Paz

Especialistas discutem o legado político de Octavio Paz

por Leila Costa - publicado 11/07/2014 17:35 - última modificação 26/09/2015 17:52

Octavio Paz. Foto: Jonn Leffmann
Octavio Paz: poeta, ensaísta, tradutor e diplomata mexicano cujo centenário de nascimento é comemorado em 2014

No dia 31 de julho, às 11h30, o historiador Francisco Javier Garciadiego Dantán, presidente do Colegio de México, faz a conferência Octavio Paz y la Política, evento em homenagem ao centenário do nascimento do poeta e ensaísta mexicano morto em 1998 e reconhecido internacionalmente como um dos maiores pensadores da América Latina no século 20.

A conferência é uma iniciativa do IEA-USP e do Colegio de México e será realizada na Sala Ruy Leme da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP.

Ganhador do Prêmio Nobel de Literatura de 1990, Octavio Paz promoveu em seus ensaios amplas reflexões sobre a política mexicana e sua presença no contexto internacional. Editor, tradutor e diplomata, foi autor de obras como El Laberinto de la Soledad (1950), Posdata (1969), El Ogro Filantrópico (1978), Tiempo Nublado (1983) e Pequeña Crónica de Grandes Días (1990).

Segundo Garciadiego Dantán, a conferência buscará “reconstruir a trajetória e evolução do pensamento político de Paz recalcando a gênese e consolidação de um tipo sui generis de liberalismo político”.

Celso Lafer, presidente da Fapesp, será um dos debatedores do encontro. Professor emérito do Instituto de Relações Internacionais da USP e membro da Academia Brasileira de Letras, Lafer foi aluno de Octavio Paz na Cornell University, nos EUA, e, com Haroldo de Campos, organizou a primeira antologia de ensaios do escritor mexicano publicada no Brasil, um marco para a difusão da obra de Paz no país. O outro debatedor será o historiador Carlos Guilherme Mota, professor emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, diretor da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin e primeiro diretor do IEA-USP. Jorge Schwartz, doutor em teoria literária e literatura comparada pela USP e diretor do Museu Lasar Segall, será responsável pela mediação do evento.

Assista ao vídeo
Octavio Paz y la Política
Confira as fotos do evento

O evento é gratuito e aberto ao público. A FEA-USP fica na Avenida Prof. Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária, São Paulo, SP (mapa). Quem não puder comparecer, poderá acompanhar a transmissão ao vivo do evento pela web. Para informações e inscrições, o interessado deve enviar mensagem para leila.costa@usp.br. Serão emitidos certificados aos participantes presenciais.