Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Nova edição da revista 'Estudos Avançados' analisa mercado de trabalho brasileiro

Nova edição da revista 'Estudos Avançados' analisa mercado de trabalho brasileiro

por Mauro Bellesa - publicado 15/08/2016 18:20 - última modificação 23/08/2016 12:03

Nova edição da revista "Estudos Avançados", a ser lançada na última semana de agosto, dedica dossiê à análise do mercado de trabalho brasileiro.

Capa da revista 'Estudos Avançados' 87“Mercado de Trabalho” é o tema do dossiê da edição 87 da revista “Estudos Avançados”, que terá a versão impressa distribuída na última semana de agosto. O número contém outras duas seções temáticas: “Energia e Ambiente” e “Cultura e Política” (veja o sumário abaixo). Os artigos já estão disponíveis na SciELO.

Com sete artigos de historiadores, sociólogos e economistas, o dossiê dá continuidade à discussão iniciada em edição anterior, que tratou do desemprego. O artigo de abertura, de Alexandre de Freitas Barbosa, do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP, traça as características gerais do processo de formação do mercado do trabalho no Brasil. O panorama analisado por ele vai do período colonial ao final do processo de industrialização (1930-80).

O conjunto de textos também analisa questões específicas, como o trabalho no Nordeste, os efeitos da recessão econômica, a retração da proteção social do trabalhador e a desigualdade na divisão sexual do trabalho.

A seção “Energia e Ambiente” contém cinco artigos sobre programas energéticos nacionais e “o convívio nem sempre fácil de ideais ecológicos e políticas de crescimento”, como afirma o editor da revista, Alfredo Bosi.

Este segundo aspecto é discutido em artigo de Helena Margarido Moreira e Wagner Costa Ribeiro sobre a postura da China nas negociações sobre mudanças climáticas. Os autores comentam que a China busca garantir o princípio de responsabilidades diferenciadas e ser classificada como país em desenvolvimento, evitando comprometer seus objetivos domésticos de desenvolvimento econômico.

No mesmo bloco há textos sobre a interação da botânica e da geografia com instâncias antropológicas e ambientais.

Os artigos da seção “Cultura e Política” tratam de temas polêmicos das ciências sociais na atualidade: o multiculturalismo visto sob o prisma da dialética do universal e do particular; a análise dos protestos de junho de 2013 no Brasil a partir da perspectiva da cultura política do consumo; o debate sobre as relações entre ciência, expertise e democracia; e o tratamento dado pela mídia à Lei de Cotas.

A seção também traz um histórico dos 25 anos de atuação da Escola de Governo, instituição dedicada a explicar o mecanismo de funcionamento das instituições políticas e a colaborar com a correção dos rumos da vida política brasileira, segundo um de seus fundadores, o jurista Fábio Konder Comparato.

A edição se completa com textos que tratam do povo indígena Arara Karo, de complexidade computacional e de livros sobre Walter Benjamin e o Haiti.

“Estudos Avançados” nº 87 (maio-agostol/2016), 364 páginas, R$ 30,00. Assinatura anual (três edições): R$ 80,00. Informações: www.iea.usp.br/revistaestudos avançados@usp.br ou telefone (11) 3091-1675.

 


SUMÁRIO DE "ESTUDOS AVANÇADOS" 87

Mercado de Trabalho

  • O Mercado de Trabalho: Uma Perspectiva de Longa Duração — Alexandre de Freitas Barbosa
  • O “Pomposo Nome de Liberdade do Cidadão”: Tentativas de Arregimentação e Coerção da Mão de Obra Livre no Império do Brasil — Monica Duarte Dantas e Vivian Chieregati Costa
  • Trabalho no Nordeste em Perspectiva Histórica — Roberto Véras de Oliveira
  • O Processo de Construção e Desconstrução da Tela de Proteção Social do Trabalho: Tempos de Regresso — Magda Barros Biavaschi
  • Emprego, Estratificação e Desigualdade — José Alcides Figueiredo Santos e Luiz Vicente Fonseca Ribeiro
  • Mercado de Trabalho: Da Euforia do Ciclo Expansivo e de Inclusão Social à Frustração da Recessão Econômica — Maria Cristina Cacciamali e Fabio Tatei
  • A Desigual Divisão Sexual do Trabalho: Um Olhar sobre a Última Década — Luana Passos de Souza e Dyeggo Rocha Guedes

Energia e Ambiente

  • Concentração Espacial da Indústria de São Paulo: Evidências sobre o Papel da Disponibilidade de Gás Natural — Edgar Antonio Perlotti, Edmilson Moutinho dos Santos e Hirdan Katarina de Medeiros Costa
  • Projetos Hidrelétricos em Santa Catarina — Marcilei Andrea Pezenatto Vignatti, Luiz Fernando Scheibe e Maria Assunta Busato
  • “Mas de que Te Serve Saber Botânica?” — Antonio Salatino e Marcos Buckeridge
  • O Papel da Geografia em Face da Crise Ambiental — Raquel Dezidério Souto
  • A China na Ordem Ambiental Internacional das Mudanças Climáticas — Helena Margarido Moreira e Wagner Costa Ribeiro

Cultura e Política

  • O Multiculturalismo e a Dialética do Universal e do Particular — Celso Frederico
  • Alcances e Limites da Crítica no Contexto da Cultura Política do Consumo — Isleide Fontenelle
  • As Relações entre Ciência e Política, Especialização e Democracia: A Trajetória de um Debate em Aberto — Maya Mitre
  • Lei de Cotas e a Mídia Brasileira: O que Diria Lima Barreto? — Maria Salete Magnoni
  • A Escola de Governo: Do Berço à Idade Adulta — Fábio Konder Comparato

Indigenismo

  • Aula Magna de Pedro Arara Karo. Arara Karo: A Persistência de um Povo — Betty Mindlin

Computação

  • Complexidade Computacional e Medida da Informação: Caminhos de Turing e Shannon — José Roberto Castilho Piqueira

Resenhas

  • O Espectro Dissidente. Walter Benjamin à Esquerda do Possível — Fabio Mascaro Querido
  • As “Falhas” que Tecem o Haiti — Cristine Koehler Zanella