Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / "Estudos Avançados" traz dossiê sobre transporte público

"Estudos Avançados" traz dossiê sobre transporte público

por Flávia Dourado - publicado 05/12/2013 11:05 - última modificação 06/12/2013 09:52

A edição 79 da revista também reúne ensaios de intelectuais do século 20 traduzidos pela primeira vez para o português, além de um texto inédito de Graciliano Ramos.

Capa da revista 79O dossiê de abertura do nº 79 da revista "Estudos Avançados", lançado este mês, discute em quatro textos um tema sensível da vida urbana brasileira na atualidade: o "Transporte Público", entendido como um direito à cidade. De acordo com Alfredo Bosi, editor da revista, "não por acaso, as chamadas 'Jornadas de Junho' reivindicaram em primeiro lugar melhor qualidade dos transportes urbanos, bem como a democratização das tarifas".

A edição, que já está disponível também em formato digital, na Scientific Electronic Library Online (SciELO), conta com 23 textos, divididos em  cinco seções temáticas e uma de resenhas.

O segundo dossiê, organizado por Fraya Freshe, professora do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, aborda o "Espaço na Vida Social" a partir do pensamento de quatro destacados intelectuais europeus do século 20: George Simmel, Michel Foucault, Henri Lefebvre e Pierre Bourdieu, traduzidos pela primeira vez para o português e  introduzidos por um texto de Freshe.

Dois artigos com releituras de clássicos do pensamento filosófico integram o dossiê "Filosofia". O primeiro apresenta a interpretação das ideias do filósofo dinamarquês Søren Kierkegaard por parte do alemão e também filósofo Theodor Adorno; o segundo, de Zelia Ramozzi-Chiarottino e José-Jozefran Freire, discute novos enfoques sobre o dualismo cartesiano que opõe cultura e natureza.

O último dossiê, "Cultura e Música Popular", é composto por quatro textos que abordam o tema a partir das intersecções com a tradição oral, o folclore, o turismo rural, os cancioneiros portugueses e as tensões entre cultura da periferia e do centro. A seção traz ainda uma entrevista com o sociólogo Oswaldo Elias Xidieh (1915-2001) feita em 1991.

A edição contém também um dos capítulos de um romance inacabado de Graciliano Ramos, que tinha por proposta retratar os contornos políticos e literários do fim dos anos 1930. Dos quatros capítulos da obra escritos pelo autor, apenas o segundo, publicado agora por "Estudos Avançados", permanecia inédito.

"Estudos Avançados" nº 79, setembro-dezembro/2013, 304 páginas, R$ 30,00 (assinatura anual com três edições por R$ 80,00). Informações sobre como adquirir exemplares ou assinar a publicação podem ser obtidas com Edilma Martins (edilma@usp.br), telefone (11) 3091-1675.