Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / As implicações éticas no uso de prontuários médicos eletrônicos

As implicações éticas no uso de prontuários médicos eletrônicos

por Flávia Dourado - publicado 08/10/2013 16:10 - última modificação 19/02/2016 14:53

No dia 16 de outubro, o IEA realiza um debate sobre aspectos éticos ligados ao trânsito, acesso e uso de informações de prontuários médicos eletrônicos na USP.

Estetoscópio e computadorInteração da Tecnologia da Informação com a Ética na Universidade é o tema da mesa-redonda que o IEA e o Comissão de Ética da USP realizam no dia 16 de outubro, às 15 horas. O encontro vai discutir o grau de proteção das informações armazenadas nos prontuários eletrônicos de atendimentos hospitalares e ambulatoriais realizados pela USP, com foco no sigilo dos dados pessoais dos pacientes.

Entre os aspectos a serem abordados estão a segurança do trânsito de informações nas redes internas dos serviços assistenciais; quem tem acesso aos dados; e a utilização destes dados em atividades de ensino e pesquisa, incluindo a publicação em periódicos e a divulgação em eventos científicos.

A coordenação e mediação do debate estão a cargo de Dalton Luiz de Paula Ramos, chefe do Departamento de Odontologia Social da Faculdade de Odontologia (FO) da USP e integrante titular da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep).

Participam da mesa Luiz Natal Rossi, professor da Escola Politécnica (Poli) e diretor do Departamento de Informática da Coordenadoria da Administração Geral (Codage), ambas da USP; Marco Antonio Gutierrez, presidente da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) e diretor do Serviço de Informática do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas (HC), ligado à Faculdade de Medicina da USP (FMUSP); e Sergio Surugi Siqueira, professor do Departamento de Farmácia e decano da Escola de Saúde e Biociências, ambos da PUC-PR, e integrante da Conep.

O debate acontece no Auditório 2 do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, localizado na Rua do Matão, 1226, Cidade Universitária, São Paulo. O encontro é gratuito, aberto ao público e será transmitido ao vivo em www.iea.usp.br/aovivo.

Mais informações podem ser obtidas com Rafael Borsanelli (rborsanelli@usp.br).

registrado em: , , ,