Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Evento aborda a produção de uma inteligência artificial centrada no ser humano

Evento aborda a produção de uma inteligência artificial centrada no ser humano

por Beatriz Herminio - publicado 11/08/2022 11:55 - última modificação 25/08/2022 10:40

Ben Shneiderman fará exposição no dia 26 de agosto, às 15h30, com base em seu livro "Human-Centered AI"

Ben Shneiderman 11/08/2022
Ben Shneiderman, autor de ''Human-Centered AI'' é o conferencista convidado
No dia 26 de agosto, às 15h, Ben Shneiderman fará a conferência "IA Centrada no Ser Humano: Garantindo o Controle Humano enquanto Aumenta a Automação". Ele abordará o tópico com base em seu novo livro, "Human-Centered AI" (Oxford University Press, 2022). O autor é membro do Institute for Advanced Computer Studies e professor do departamento de ciências da computação da Universidade de Maryland.

Organizado pela Cátedra Oscar Sala em parceria com o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), o evento terá transmissão ao vivo e moderação de Virgílio Almeida, titular da cátedra. A exposição será feita em inglês, com tradução simultânea.

A partir do surgimento de uma nova síntese que integra tecnologias de Inteligência Artificial (IA) com Interação Humano-Computador para produção da IA Centrada no Homem (HCAI), profissionais como pesquisadores, desenvolvedores, líderes de negócios e formuladores de políticas estão expandindo o escopo centrado na tecnologia da IA.

Segundo os organizadores do evento, a expansão de uma visão focada em algoritmos para "abraçar uma perspectiva centrada no ser humano" pode moldar o futuro da tecnologia para melhor atender às nossas necessidades. Como exemplo, produtos e serviços que melhorem a vida dos usuários podem ser projetados por educadores, designers, engenheiros de software, gerentes de produto, avaliadores e funcionários de agências governamentais.

O objetivo de uma IA centrada no humano é ampliar, aumentar e aprimorar as habilidades humanas, e seus defensores acreditam na promoção de valores humanos, direitos, justiça e dignidade ao construir sistemas seguros e confiáveis.

26 de agosto, das 15h às 17h
Evento online, público e gratuito
Transmissão ao vivo em inglês com tradução simultânea
Mais informações com Cláudia Regina (clauregi@usp.br)