Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Evento analisará o papel dos intelectuais no debate político em tempos de crise

Evento analisará o papel dos intelectuais no debate político em tempos de crise

por Beatriz Herminio - publicado 31/08/2022 13:35 - última modificação 31/08/2022 14:58

A participação dos intelectuais no debate político em um mundo "atravessado por crises, incertezas e desafios à democracia" será tema de exposição no dia 8 de setembro, às 15h. O evento "Intelectuais em Tempos de Crise: a Batalha das Ideias, a Democracia e o Pluralismo" é o oitavo evento do ciclo anual 2021-2022 da Cátedra Otavio Frias Filho de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade, uma parceria do IEA com a Folha de S.Paulo, e será transmitido ao vivo e de forma online.

Na exposição, Dênis de Moraes, jornalista, escritor e professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), irá tratar das linhas predominantes, dilemas e perspectivas que envolvem a produção do conhecimento crítico atual.

Em um momento de acirramento das disputas pela hegemonia, na qual a liberdade de expressão e o pluralismo estão frequentemente em risco, as formas de participação da intelectualidade vêm se alterando. Segundo os organizadores, os "intelectuais midiáticos" têm destaque em tal mudança, devido à ocupação dos espaços de opinião nos principais meios de difusão.

Muniz Sodré, titular da Cátedra Otavio Frias Filho, será debatedor do evento, que é coordenado por André Chaves de Melo, coordenador acadêmico da cátedra, e Vinícius Mota, secretário de redação da Folha.

O convidado e expositor tem pós-doutorados na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS, na França) e no Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO, na Argentina). Escritor, Moraes é autor e organizador de diversos livros publicados no Brasil e no exterior, entre os quais Sartre e a imprensa (2022), Crítica da mídia e hegemonia cultural (2016), Mídia, poder e contrapoder (com Ignacio Ramonet e Pascual Serrano, 2013), O velho Graça: uma biografia de Graciliano Ramos (2012) e Combates e utopias: os intelectuais num mundo em crise (2004).

8 de setembro, às 15h
Transmissão ao vivo
Evento público e gratuito
Mais informações com Sandra Sedini (sedini@usp.br)