Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Seminário discute a seca em São Paulo

Seminário discute a seca em São Paulo

por Flávia Dourado - publicado 14/03/2014 09:45 - última modificação 20/03/2014 11:59

O debate "Verão 2013/14 e Cenários de Estresse Hídrico" acontece no dia 19 de março, às 14 horas, na Sala de Eventos do IEA.
Reservatório Jaguari - Sistema Cantareira - 1
Reservatório Jaguari,
integrante do Sistema Cantareira

A estação chuvosa de 2013/14 deu lugar a um período prolongado de estiagem, que colocou em risco o fornecimento de água na Grande São Paulo. A área de mananciais mais afetada foi a do Sistema Cantareira, que atingiu níveis recordes de baixa das reservas (atualmente em torno de 15% da capacidade operacional). O contexto dessa crise será discutido no seminário Verão 2013/14 e Cenários de Estresse Hídrico, que acontece no dia 19 de março, às 14 horas, na Sala de Eventos do IEA.

Dividido em duas mesas-redondas (veja programação abaixo), ambas mediadas por Pedro Jacobi, coordenador do Grupo de Pesquisa Meio Ambiente e Sociedade do IEA, o debate traçará um panorama dessa situação crítica e discutirá as perspectivas para o futuro a partir de um enfoque que relacionará o atual cenário de estresse hídrico com as dimensões institucional e de governança da água e seus desdobramentos no plano socioambiental e na segurança alimentar.

A primeira mesa, Água, um Futuro Ameaçado, terá a participação de Maurício de Carvalho Ramos, professor da Faculdade de Filosofia, Letras, e Ciências Humanas (FFLCH) da USP; Susana Prizendt, coordenadora do Comitê Paulista da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e pela Vida; e Marcio Automare, analista de desenvolvimento organizacional da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (ITESP).

A segunda mesa terá como tema Estresse Hídrico na Região Metropolitana de São Paulo. Os debatedores serão Daniela Libório de Sarno, professora da Faculdade de Direito da PUC-SP e vice-presidente do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU); e Wagner Costa Ribeiro, integrante do Grupo de Pesquisa Meio Ambiente e Sociedade.

Organizado pelo Grupo de Pesquisa Meio Ambiente e Sociedade e pelo Grupo de Pesquisa Filosofia, História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia, o debate conta com o apoio do Centro de Estudos de Governança Socioambiental do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP.

O evento é gratuito e aberto ao público mediante inscrição prévia. A Sala de Eventos do IEA fica na rua Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar (localização). Quem não puder comparecer, poderá acompanhar a transmissão ao vivo pela web. Para fazer a inscrição e obter mais informações, envie mensagem para leila.costa@usp.br.

VERÃO 2013/14 E CENÁRIOS DE ESTRESSE HÍDRICO
19 de março de 2014

Mesa-redonda 1 — Água, o Futuro Ameaçado
Moderação:
Pedro Jacobi (FE, Procam e IEA)
Debatedores:
Maurício de Carvalho Ramos (FFLCH e IEA), Suzana Prinzedit (Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e pela Vida) e Marcio Automare (Itesp e IEA)
15h15 Mesa-Redonda 2 — Estresse Hídrico na Região Metropolitana de São Paulo
Moderação:
Pedro Jacobi (FE, Procam e IEA)
Debatedores: Daniella Libório de Sarno (PUC-SP e IBDU) e Wagner Costa Ribeiro (FFLCH, Procam e IEA)
16h30 Debate e encerramento