Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Evento no IEA Polo São Carlos mostra projetos em engenharia biomédica

Evento no IEA Polo São Carlos mostra projetos em engenharia biomédica

por Thais Cardoso - publicado 19/08/2013 12:15 - última modificação 29/09/2015 16:56

Engenharia e saúde, à primeira vista, parecem campos sem relação alguma. Mas a engenharia biomédica vem provando que essas áreas se complementam e a junção delas traz importantes benefícios para a população.

Esse ramo da engenharia trabalha basicamente com o desenvolvimento de próteses, instrumentos médicos e equipamentos de diagnóstico. Segundo projeção feita pelo Departamento de Trabalho dos Estados Unidos, a engenharia biomédica é a carreira que mais vai contratar profissionais até 2020, já que o envelhecimento da população e o aumento da expectativa de vida criaram uma valorização das carreiras ligadas à saúde.

Pensando nisso, o Instituto de Estudos Avançados Polo São Carlos da USP traz no dia 21 de agosto, quarta-feira, às 14h, o professor do Departamento de Engenharia Biomédica da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) da Unicamp Sérgio Santos Mühlen. Na palestra “Engenharia Biomédica na Unicamp – pessoas e projetos”, o docente vai apresentar de maneira simples e informal os atuais projetos em curso em seu Departamento e outras iniciativas ligadas à Engenharia Biomédica em vários setores da Universidade.

Mühlen possui graduação em engenharia elétrica pela Unicamp e pós-doutorado pela McGill University (Canadá) e pela École Centrale de Lyon. Atualmente é professor livre-docente no Departamento de Engenharia Biomédica da FEEC/Unicamp, com atividades de ensino e pesquisa em equipamentos médico-hospitalares, ultrassom de potência, engenharia clínica e gerenciamento de riscos e recursos hospitalares, interferência eletromagnética na área da saúde e efeitos biológicos de radiações.

O evento é coordenado pelo coordenador de projetos do IEA Polo São Carlos, prof. Sérgio Mascarenhas, e será realizado no auditório do IEA na USP São Carlos, próximo à entrada de pedestres da Rua Carlos Botelho. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail ieasc@sc.usp.br ou pelo telefone (16) 3373 9177.