Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / 'Escrevivência' é tema de evento inaugural da titularidade de Conceição Evaristo na Cátedra Olavo Setubal

'Escrevivência' é tema de evento inaugural da titularidade de Conceição Evaristo na Cátedra Olavo Setubal

por Mauro Bellesa - publicado 13/09/2022 09:05 - última modificação 22/09/2022 14:09

Webinar "Escrevivência: Sujeitos, Lugares e Modos de Enunciação - Corpus Literário em Diferença", no dia 27 de setembro, às 14h30, inaugura atividades do projeto da educadora e escritora Conceição Evaristo como nova titular da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência.

No dia 27 de setembro, às 14h30, ocorre o evento inaugural da titularidade da educadora e escritora Conceição Evaristo na Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência (parceria entre o IEA e o Itaú Cultural). O encontro Escrevivência: Sujeitos, Lugares e Modos de Enunciação - Corpus Literário em Diferença terá a participação, além da catedrática, da antropóloga Fátima Lima, especialista em literatura comparada, da especialista em literatura comparada Fernanda Felisberto e do linguista Gabriel Nascimento. A moderação será de Érica Peçanha, antropóloga e supervisora geral do Projeto Democracia, Artes e Saberes Plurais da cátedra.

Com transmissão ao vivo pela internet, o evento discutirá como a "escrevivência" pode se construir como um corpus literário diferenciado na literatura brasileira e como esse conceito (criado por Conceição Evaristo) tem servido de aporte teórico para estudos em outras áreas do conhecimento.

Ao argumentar sobre a pertinência do conceito, a escritora afirma que a aquisição da leitura e da escrita por grupos sociais e indivíduos que historicamente foram e são excluídos da cultura e dos bens culturais da elite "não se apresenta como algo dado, mas como direito a ser conquistado".

Esses grupos e sujeitos, "embora privados de oportunidade para acessar a cultura que se impõe como superior, encontram formas de se apropriar desses bens e muitas vezes se colocam críticos não só dos conteúdos dessa cultura que se impõe como modelar, como também da forma como esses conteúdos são expostos", diz.

Nesse sentido, complementa a catedrática, discursos literários criados a partir da experiência de sujeitos subjugados pela condição racial, de gênero, étnica, social e outras "podem atritar com sistema literário canônico, uma vez que o cânone é também uma construção de um determinado poder".

Expositores

Autora de romances, poesia, contos e ensaios, Conceição Evaristo graduou-se em letras na UFRJ e obteve os títulos de mestre em literatura brasileira pela PUC-RJ e doutora em literatura comparada pela UFF. Sua primeira publicação foi aos 44 anos, em 1990, na série Cadernos Negros, do grupo Quilombhoje. É autora de sete livros, entre eles "Olhos D'Água (2015), vencedor do Prêmio Jabuti. Cincos dos seus livros foram traduzidos para o inglês, francês, espanhol e árabe.

Pós-doutora em antropologia social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional/UFRJ, Fatima Lima é doutora em saúde coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

Fernanda Felisberto é professora do Departamento de Letras da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), doutora pelo Programa de Literatura Comparada da UERJ, na área de pesquisa literatura afro-americana e negro-brasileira, e mestre em estudos africanos pelo Colegio de México, com ênfase na literatura nigeriana contemporânea.

Doutor em letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e mestre em linguística aplicada pela Universidade de Brasília (UnB), Gabriel Nascimento é professor da Universidade Federal do Sul da Bahia e autor do livro "Racismo Linguístico: Os Subterrâneos da Linguagem e do Racismo''.


Escrevivência: Sujeitos, Lugares e Modos de Enunciação - Corpus Literário em Diferença
27 de setembro, 14h30
Seminário online público e gratuito com transmissão ao vivo pela internet (não é preciso se inscrever)
Mais informações: com Sandra Sedini (sedini@usp.br), telefone (11) 3091-1678
Página do evento