Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Eventos on-line da Rede CienArtES integram X Semana Nacional do Cérebro

Eventos on-line da Rede CienArtES integram X Semana Nacional do Cérebro

por Thais Cardoso - publicado 17/03/2021 15:02 - última modificação 17/03/2021 15:02

Grupo ligado ao IEA-RP promove lançamento de e-book produzido por estudantes e mesa-redonda sobre desafios contemporâneos da educação

A Rede Ciência, Arte, Educação e Sociedade, grupo ligado ao Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP, promove nesta semana dois eventos on-line que integram a programação da X Semana Nacional do Cérebro, iniciativa realizada em todo o Brasil anualmente para divulgar avanços e benefícios resultantes dos estudos do cérebro.

No dia 18, estudantes de graduação da disciplina de Neurofisiologia e pós-graduandos em Fisiologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP lançam um e-book produzido a partir de atividades remotas realizadas durante o ano de 2020 sob a coordenação do professor Norberto Garcia-Cairasco. As ações resultaram também na criação da oficina Cândido Portinari: A Ciência e a Arte do Cotidiano, promovida pela Rede CienArtES.

Segundo Cairasco, a proposta transgrediu as paredes do ensino técnico, de simples conteúdos, para uma abordagem reflexiva, crítica, que valoriza as competências científicas, criativas e humanas de cada estudante. A apresentação do trabalho será realizada em uma live no Facebook, a partir das 20h, na página do grupo Neurociência crítica e criativa nos tempos da pandemia de Covid-19.

No dia 19, a partir das 14h, a Rede CienArtES promove a mesa-redonda Desafios Contemporâneos para a Educação Humanos, Acadêmicos, Científicos e Tecnológicos. O evento vai discutir como encontrar convergências e construir redes de colaboração em educação e ciência.

Os debatedores serão o professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP Norberto Garcia-Cairasco; a coordenadora pedagógica da EMEF Professor José Rodini Luiz, Mônica Jurca Martins; os professores da ETEC José Martimiano da Silva Erika da Silva Bronzi, João Paulo Schiachetto, Sara Cristina Marques Amâncio e João Ailton Lemos Ferreira; e o CEO da startup Tagma Vision, Carlo Rondinoni.

Eles vão abordar a construção da cidadania além dos muros da Universidade, a educação para a consciência, os desafios contemporâneos do ensinar na educação técnica profissionalizante e o cérebro como uma sociedade-maker.

A transmissão será feita pelo canal da ETEC José Martimiano da Silva no YouTube.

Mais informações: ngcairas@usp.br.

X Semana Nacional do Cérebro em Ribeirão Preto