Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Colóquio analisa novas ideias para sustentabilidade das cidades

Colóquio analisa novas ideias para sustentabilidade das cidades

por Mauro Bellesa - publicado 31/03/2017 10:50 - última modificação 17/04/2017 14:53

Colóquio Experimentações Urbanas, Novas Ideias e Soluções Sustentáveis para Cidades realiza-se nos dias 25 e 26 de março, numa parceria entre o IEA e a Faculdade de Saúde Pública da USP.
Cidade de São Paulo -1
Dinâmica urbana exige a experimentação de novas ideias para que as cidades se tornem sustentáveis

A dinâmica urbana da atualidade exige novos conceitos e práticas de intervenção para que se encontrem respostas aos problemas das cidades, segundo os organizadores do Colóquio Experimentações Urbanas, Novas Ideias e Soluções Sustentáveis para Cidades, que se realiza nos dias 25 e 26 de abril, no IEA.

Além de pesquisadores da USP e de outras universidades, o colóquio contará com a participação do sociólogo Jean-Louis Missika, assessor do prefeito de Paris para assuntos de urbanismo, Grande Paris, desenvolvimento econômico e atratividade.

O encontro é organizado pelo IEA e pela Faculdade de Saúde Pública (FSP), com apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP. A participação é gratuita, mas requer inscrição prévia pela internet. Haverá transmissão ao vivo pela internet.

Objetivos

O colóquio tem com objetivos principais: ampliar o diálogo entre as diversas áreas de conhecimento voltadas às questões urbanas; explorar novos campos de ação e de interface; desenvolver uma agenda de pesquisa e experimentações urbanas; e apresentar processos urbanos, decisões políticas e experiências de governança e participação.

Segundo o Arlindo Philippi Jr., professor da FSP-USP em sabático no IEA, o colóquio buscará construir uma agenda de pesquisa para a construção de conhecimentos em contextos interdisciplinares voltados a contribuir na análise e enfrentamento de problemas urbanos comuns.

"Nesse sentido, foram eleitos temas transversais de interesse destas áreas, com prioridade para energia, mobilidade urbana, habitação, agricultura urbana e cultura inclusiva. Esses temas possibilitem uma aproximação teórico-prática sobre necessidades concretas, possibilitando a construção de novas conceituações sobre intervenções urbanas."

Relacionado

Políticas Inovadoras para a Mobilidade Urbana

As Novas Tecnologias de Motorização e os Desafios da Mobilidade Urbana

Cidades Inteligentes: Como São Paulo Pode se Tornar uma Delas?

Agricultura Urbana em Rennes, Montreal e São Paulo: Como Podemos Aprender e Articular Ações à Luz da Comparação?

REVISTA
'ESTUDOS AVANÇADOS'

Além de Philippi Jr., integram a Comissão Organizadora do colóquio Maria da Penha Vasconcellos, Sonia Maria Viggiani Coutinho, Gilda Collet Bruna, Amanda Silveira Carbone, Juliana Pellegrini Cezare, Michelle de Fátima Ramos e Carolina Cassia Conceição Abilio.

25 e 26 de abril
Antiga Sala do Conselho Universitário, rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo
Evento gratuito e aberto ao público mediante inscrição prévia - Transmissão ao vivo pela internet
Mais informações: com Sandra Sedini (sedini@usp.br), telefone: (11) 3091-1678