Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Com curadoria de Walter Neves, exposição sobre evolução humana será inaugurada em shopping paulista

Com curadoria de Walter Neves, exposição sobre evolução humana será inaugurada em shopping paulista

por Fernanda Rezende - publicado 24/09/2021 14:50 - última modificação 30/09/2021 20:07

Exposição itinerante “Do macaco ao homem - Transições” será inaugurada no dia 1° de outubro, às 10h, no Internacional Shopping, em Guarulhos.

Exposição "Do Macaco ao Homem - Transições" - 2021
Exposição ''Do Macaco ao Homem - Transições''

A exposição itinerante Do macaco ao homem - Transições será inaugurada no dia 1° de outubro, às 10h, no Internacional Shopping, em Guarulhos. Aberta ao público, a mostra inédita é uma realização conjunta do IEA, do Museu Catavento e da empresa Modulart.

A curadoria é de Walter Neves, professor sênior do IEA, um entusiasta da divulgação científica para o grande público com vasta experiência em exposições museográficas. No IEA, ele coordena o Núcleo de Popularização dos Conhecimentos sobre Evolução Humana.

Do macaco ao homem - Transições trata do processo evolutivo humano, desde os primeiros bípedes, datados em sete milhões de anos, até o surgimento do Homo sapiens (homem moderno), há cerca de 200 mil anos. A história é contada por meio de réplicas de partes dos ancestrais humanos e ferramentas de pedra. No total, são seis bustos, seis crânios, sete hemicrânios, ferramentas e holografias, entre outros itens.

“Tendo em vista a especificidade do espaço onde está sendo montada, a exposição não tem um circuito obrigatório de visitação”, explica Neves. “Ela é composta por cinco módulos independentes, que poderão ser visitados em qualquer sequência, como o módulo da bipedia, o módulo da evolução do cérebro e o módulo da evolução da tecnologia da pedra lascada”, diz.

Serviço

Exposição "Do macaco ao homem - Transições"

Local: Praça de eventos do Internacional Shopping, em Guarulhos
Quando: de 1° a 30 de outubro
Horário de visitação: De segunda a sábado, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 14h às 20h

De acordo com ele, um dos pontos altos é a reconstituição facial dos ancestrais do homem, que mostra como eram seus rostos quando vivos. Outra atração que deve atrair o público é a cópia da reconstituição do esqueleto completo de Lucy e outra de como ela seria quando viva, entre os quais o visitante poderá ser fotografado. Lucy foi encontrada na Etiópia em 1974/1975 e pertence à espécie Australopithecus afarensis. Datada de 3,2 milhões de anos, revolucionou os estudos sobre evolução humana.

O Internacional Shopping é o primeiro a receber a mostra, que deve circular por diversos espaços do país.