Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Curso tratará das concepções de família na literatura brasileira do século 20

Curso tratará das concepções de família na literatura brasileira do século 20

por Mauro Bellesa - publicado 04/08/2020 10:50 - última modificação 24/08/2020 08:15

Curso de difusão cultural "Figuração da Família na Literatura Brasileira do Século 20" será ministrado pela psicóloga Belinda Mandelbaum de 15 de setembro a 3 de novembro.

Cena do filme "Lavoura Arcaica"
Cena do filme ''Lavoura Arcaica'' (2001), de Luiz Fernando Carvalho, baseado no livro homônimo de Raduan Nassar publicado em 1975; a obra será tema de uma das aulas

A psicóloga Belinda Mandelbaum, professora do Instituto de Psicologia (IP) da USP, ministrará, a partir de 15 de setembro, o curso de difusão cultural "Figurações da Família na Literatura Brasileira do Século 20", tema de seu projeto de pesquisa no Programa Ano Sabático do IEA.

O curso é gratuito e será ministrado de forma online via plataforma Zoom (o link de acesso e outras informações serão enviados por e-mail aos inscritos). Podem participar estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e demais interessados na temática, integrantes ou não da USP.

A carga horária é de 16 horas, divididas em oito aulas expositivas de duas horas, sempre às terças-feira, das 10h às 12h. As 100 vagas serão preenchidas por ordem de inscrição, que deve ser feita de 24 de agosto a 8 de setembro no Sistema Apolo (a relação de inscritos será divulgada no dia 10 de setembro). Será preciso assistir a 85% das aulas para receber certificado de participação.

Objetivos

A partir de estudos sobre a família provenientes das ciências humanas, com contribuições da história, antropologia, sociologia, antropologia, psicologia e psicanálise, o curso pretende organizar um campo de diálogos com textos da literatura brasileira do século passado, informa a pesquisadora

"A intenção é conhecer as concepções de família, relações e dinâmicas familiares mobilizadas nesses textos, bem como refletir sobre a constituição do sujeito moderno no Brasil a partir de suas configurações familiares, tais como se apresentam na literatura examinada."

Ainda que priorizem a "leitura desarmada" dos textos literários selecionados, as análises a serem apresentadas e discutidas no curso "devem convocar e tencionar os estudos de família nos diversos campos do conhecimento, em diálogo com o contexto sociocultural brasileiro", afirma Belinda.

As três primeiras aulas tratarão de contribuições teóricas e metodológicas advindas dos diversos campos do saber que possam fundamentar a leitura de textos literários e a pesquisa dos temas relacionados à família. As cinco aulas seguintes serão dedicadas ao exame de textos literários. Os autores selecionados são Carlos Drummond de Andrade, Guimarães Rosa, Clarice Lispector, Mário de Andrade e Raduan Nassar. [Veja a programação.]

Textos de referência

A relação dos textos de referência para todas as aulas está na página do curso. Alguns desses textos estão disponíveis na mesma página para download.

Devido ao grande número de páginas selecionadas do livro "Psicanálise da Família", de Belinda, foram solicitados à editora alguns exemplares para venda (quem desejar comprar um deles deve entrar em contato por e-mail). No caso do romance "Lavoura Arcaica", por se tratar de volume completo, não será disponibilizado para acesso digital ou cópia.

Para mais informações sobre o curso, os interessados devem enviar mensagem para rkmeckien@usp.br.

Figurações da Família na Literatura Brasileira do Século 20
De 15 de setembro a 3 de novembro, das 10h às 12h
Curso de Difusão Cultural  online (plataforma Zoom) gratuito e aberto a todos os interessados
Mais informações: Richard Meckien, rkmeckien@usp.br