Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Fernando Tula Molina discute o controle, o rumo e a legitimidade das práticas científicas

por Sandra Codo - publicado 15/07/2008 00:00 - última modificação 26/10/2015 09:34

O Grupo de Filosofia, História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia do IEA realiza, a partir do dia 6 de agosto, o 15º Seminário Internacional de Filosofia e História da Ciência com o filósofo Fernando Tula Molina da Universidade Nacional de Quilmes, Argentina. O tema do seminário será "Controle, Rumo e Legitimidade das Práticas Científicas" e será composto por nove sessões.

Começa no dia 6 de agosto (quarta-feira) o 15º Seminário Internacional de Filosofia e História da Ciência, realização do Grupo de Filosofia, História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia do IEA. Desta vez o expositor será Fernando Tula Molina, da Universidade Nacional de Quilmes, Argentina, que tratará do tema "Controle, Rumo e Legitimidade das Práticas Científicas". Serão nove sessões (sempre no IEA, às 10h) nos dias: 6 e 13 de agosto; 10 e 24 de setembro; 8 e 22 de outubro; e 12, 19 e 26 de novembro.

O seminário tratará das condições para avaliação do impacto das práticas tecnológicas inovadoras a partir de suas implicações científicas e sociais. Para essa reflexão, Molina propõe uma distinção entre a "eficácia" e a "legitimidade" dessas práticas: "A primeira está associada aos elementos cognitivos que sustentam seu êxito tanto no nível preditivo quanto no de intervenção da natureza; a segunda se associa ao cumprimento de valores sociais no emaranhado de investimentos econômicos, acadêmicos e estratégico-corporativos que se encontram associados ao desenvolvimento tecnológico".

Segundo ele, essa perspectiva parte da identificação de duas concepções diferentes para a idéia de controle da natureza: uma vinculada ao exercício da capacidade tecnológica com a finalidade de obter aplicações inovadoras; outra ligada ao domínio de tal capacidade em função de fins e valores acordados institucionalmente pela sociedade. "Dessa distinção surgirão, concomitantemente, sentidos diferentes ao nos referirmos aos objetivos da ciência, aos riscos envolvidos em seu desenvolvimento e à atribuição de responsabilidades."

A perspectiva é de que o seminário proporcione elementos conceituais para a compreensão das origens culturais dessa distinção e da complexidade dos diferentes atores envolvidos. Em sua opinião, "essa compreensão contribuirá para que se encontrem os caminhos que levem ao acordo requerido pelas políticas científicas nos espaços de diálogo das instituições democráticas".

Molina é doutor em filosofia pela Universidade Nacional de La Plata (1997). Sua tese tratou do papel metodológico da experiência na obra de Galileu Galilei. Leciona também na Universidade Nacional de Três de Fevereiro e nos programas online desta e da Universidade Nacional de Quilmes.