Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Filósofa da ciência Helen Longino faz duas conferências no IEA em oututro

Filósofa da ciência Helen Longino faz duas conferências no IEA em oututro

por Mauro Bellesa - publicado 01/10/2015 17:50 - última modificação 15/10/2015 11:11

A filósofa da ciência Helen Longino, da Stanford University, Estados Unidos, faz conferências no IEA nos dias 22 e 23 de outubro.
Helen Longino

Helen Longino, Clarence Irving Lewis professor of philosophy da Stanford University, Estados Unidos, considerada um dos expoentes da filosofia da ciência na atualidade, faz duas conferências no IEA nos dias 22 e 23 de outubro, às 9h30.

Os eventos integram a programação do Grupo de Pesquisa Filosofia, História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia e serão realizados em inglês, com tradução simultânea. Quem não puder comparecer poderá assistir às transmissões ao vivo das conferências pela internet.

As duas conferências terão a participação de três pesquisadores do grupo: Hugh Lacey, do Swarthmore College, EUA, e Marcos Barbosa de Oliveira, da Faculdade de Educação (FE) da USP, serão os debatedores; Pablo Mariconda, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e coordenador do grupo, será o moderador.

Ciência e valores

Helen é uma inovadora na introdução das contribuições feministas à filosofia da ciência. Seu trabalho tem tido impacto considerável no pensamento contemporâneo sobre ciência e valores e tem influenciado o desenvolvimento do modelo de interação entre ciência e valores (M-SV) pelo grupo de pesquisa do IEA.

Mesmo concordando em termos gerais com a tese do modelo, a visão de Helen sobre a questão apresenta diferenças importantes. As conferências serão uma oportunidade para os integrantes do grupo de pesquisa testarem suas ideias com ela.

O tema da primeira conferência (dia 22) será Empirismo Crítico Construtivo: O Caráter Social do Conhecimento, Focando no Aspecto Discursivo Crítico da Objetividade e nas suas Consequências para o Entendimento do Papel dos Valores na Ciência.

Helen caracteriza a abordagem da conferência como epistemologia social para a ciência e explica que essa posição “surge da consideração de argumentos sobre a indeterminação de hipóteses por provas”.

Ela vai desenvolver esse argumento e propor que os desafios que ele coloca para as reivindicações de objetividade "só podem ser cumpridos se nós nos dirigirmos para o pensamento do conhecimento como um alcance em um contexto social e interativo". A filósofa sugere que "a observância de determinadas normas em e por uma comunidade de inquiridores reduz (mas não elimina) o papel dos valores na ciência".

Na segunda conferência (dia 23), Helen falará sobre Valores, Heurística e Política: Uma Exploração da Relação entre Valores Sociais e Metodológicos em Ciências. Ela argumenta que os chamados valores cognitivos ou virtudes tradicionalmente invocados como verdade ou objetividade podem, em certos contextos de utilização, ser os veículos para intencionalmente ou não introduzir os valores sociais e políticos em investigação científica.

Esse argumento contrasta dois conjuntos de valores, segundo ela: o tradicional ou ortodoxo (simplicidade, generalidade etc.) com um conjunto alternativo (heterogeneidade, complexidade), elaborado a partir de práticas feministas e de oposição, e mostra como cada um pode ser utilizado em apoio das hipóteses com implicações sociais muito diferentes.

Na conferência, Helen apresentará a proposta de que ambos os conjuntos de valores sejam considerados como heurísticos, mas que os elementos dos conjuntos não sejam indicadores independentes do contexto da verdade ou objetividade.

Conferências da filósofa da ciência Helen Longino
22 e 23 de outubro, 9h30
Sala de Eventos do IEA, rua Praça do Relógico, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo
Eventos em inglês (sem tradução) gratuito e aberto ao público, sem inscrição prévia – Transmissão ao vivo pela web