Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Física perde Amélia Império Hamburger

Física perde Amélia Império Hamburger

por Flávia Dourado - publicado 02/04/2011 00:00 - última modificação 22/01/2013 16:36

Aos 78 anos, morre no dia 1º de abril a física Amélia Império Hamburger.

Amelia Hamburger
Amélia Império Hamburger (1932-2011)

É com profundo pesar que o IEA registra a morte da física Amélia Império Hamburger no dia 1º de abril, aos 78 anos. Amélia dedicou-se à pesquisa, ao ensino e à divulgação científica. Lecionou no Instituto de Física da USP por mais de 40 anos. Participou de várias atividades do IEA, foi pesquisadora visitante do Instituto e colaborou com artigos e poesias na revista "Estudos Avançados". Seu trabalho mais recente foi a coordenação da "Obra Científica de Mario Schöenberg" (Edusp, 2009), cujo primeiro volume ganhou o Prêmio Jabuti em 2010. Amélia graduou-se em física pela USP, fez o mestrado na Universidade de Pittsburgh e o pós-doutorado na Universidade Carnegie Mellon, nos EUA.