Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Seminário apresenta visão das Forças Armadas sobre a defesa no Brasil

Seminário apresenta visão das Forças Armadas sobre a defesa no Brasil

por Mauro Bellesa - publicado 27/10/2016 17:10 - última modificação 28/11/2016 11:46

3º Pelotão Especial de Fronteira, sediado em Paracaima, RR, fronteira com a Venezuela
3º Pelotão Especial de Fronteira, sediado em Pacaraima,
Roraima, próximo à fronteira com a Venezuela

A Defesa no Brasil é o tema do encontro que se realiza no dia 29 de novembro, das 9h às 13h10, na Sala de Eventos do IEA, atividade inaugural do Ciclo de Diálogos Estratégicos do IEA. Haverá exposições de representantes do Exército, Marinha, Aeronáutica e da indústria nacional de defesa. Para participar, é necessário fazer inscrição prévia.

Esse primeiro diálogo tem por objetivo proporcionar à comunidade acadêmica informações atualizadas e realistas que permitam debater e concluir sobre a situação e perspectivas do Brasil nesse campo, assim como os papeis das partes interessadas da sociedade.

"A atuação militar vem passando por uma transformação, seja pela posição que o país passou a ocupar no mundo ou pela incerteza e imprevisibilidade do cenário internacional", explica em artigo publicado no site do IEA o general Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, comandante do Exército Brasileiro.

Já estão confirmadas as participações do capitão de mar e guerra Arthur Mendes de Oliveira, do coronel Ary Pelegrino Filho do Exército Brasileiro, do brigadeiro do ar André Luiz Fonseca e Silva da Força Aérea Brasileira, e do representante do Departamento da Indústria de Defesa da Fiesp, Anastácio Katsanos. Do debate participarão Alberto Pfeifer, do IEA e do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP, Rafael Duarte Villa, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, e de Wanderley Messias da Costa, do IEA e da FFLCH-USP. Os coordenadores da atividade são o general da reserva do Exército Sergio Conforto e do vice-diretor do IEA, Guilherme Ary Plonski. Veja a programação completa abaixo.

Alguns dos tópicos a serem discutidos no encontro são:

• importância do mar para o Brasil. A "Amazônia azul"
  • a problemática decorrente da diversidade das fronteiras terrestres (sul, oeste, Amazônia)
  • controle e defesa do espaço aéreo brasileiro
  • as forças de paz
  • ciência, tecnologia e inovação e defesa
  • indústria e defesa
  • Política Nacional de Defesa

Ciclo

"Ao focalizar em temas estruturantes, o Ciclo de Diálogos Estratégicos convergirá com outras iniciativas do IEA e da USP na construção de um espaço de reflexão estratégica para o desenvolvimento sustentável e inclusivo do Brasil", segundo Plonski, que coordena o programa.

Relacionado

América do Sul: Integração, Geoestratégia e Segurança
(painel realizado em 21/set/2006)

Midiateca

Além desta primeira atividade do ciclo - apoiada pela Pró-Reitoria de Pesquisa -, o tema "segurança" será discutido no IEA também por meio da revista "Estudos Avançados", em futuro dossiê especial sobre o assunto.

9h às 9h40

Boas-vindas

Paulo Saldiva (IEA-USP) e Paulo Muzy (Reitoria USP)

Sérgio Ernesto Alves Conforto (General de Exército da reserva)

Breve histórico sobre o planejamento de defesa do Brasil. A estratégia de dissuasão. Defesa como responsabilidade de todos. Principais ameaças. O Plano Nacional de Defesa. Base científica. O papel das Forças Armadas e da sociedade em geral.

Marinha de Guerra do Brasil
Arthur Mendes (Capitão de Mar e Guerra)

Importância do mar para o Brasil. A fronteira marítima. Legislação internacional. Direito do mar. A Amazônia azul. Planejamento estratégico decorrente da Política Nacional de Defesa. Situação atual. Restrições orçamentárias. Possíveis consequências da PEC 241.

Exército Brasileiro
Ary Pelegrino Filho (Coronel)

Missão da Força Terrestre na defesa do território brasileiro e de seus interesses internacionais. As forças de paz. A problemática decorrente da diversidade das fronteiras terrestres (Sul, Oeste, Amazônia). Planejamento estratégico decorrente da Política Nacional de Defesa. Situação atual. Restrições Orçamentárias. Possíveis consequências da PEC 241.

Intervalo

Força Aérea Brasileira
André Luiz Fonseca e Silva (Brigadeiro do Ar)

Missão da Força Aérea no controle e defesa do espaço aéreo brasileiro e em apoio às demais Forças. Planejamento estratégico decorrente da Política Nacional de Defesa. Situação atual. Restrições Orçamentárias. Possíveis consequências da PEC 241.

11:h45 às 12h20

A Indústria Nacional de Defesa
Anastácio Katsanos (Condefesa/Fiesp)

Prescrições da Política Nacional de Defesa. Legislação decorrente. Situação atual. Restrições Orçamentárias. Possíveis consequências da PEC 241.

Debates

Alberto Pfeifer (IEA e IRI - USP)

Rafael Duarte Villa (FFLCH-USP)

Wanderley Messias da Costa (IEA e FFLCH - USP)