Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Formação de recursos em biotecnologia está ameaçada

Formação de recursos em biotecnologia está ameaçada

por Thais Cardoso - publicado 09/04/2019 15:25 - última modificação 09/04/2019 15:25

Docente da FFCLRP comenta importância da área para o desenvolvimento do País e consequências do corte de recursos públicos

Área da ciência fundamental para o desenvolvimento do País, a biotecnologia ganhou espaço não apenas no Brasil, mas em todo o mundo, nos últimos anos. Agora, com os recentes cortes em recursos públicos destinados à pesquisa científica, a formação de recursos nessa área está ameaçada, o que pode ter um impacto negativo na economia brasileira em um futuro próximo. Para debater essa questão, o USP Analisa recebe nesta semana o docente Departamento de Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP Richard John Ward.

“A biotecnologia realmente é uma área muito abrangente. De forma geral pode ser vista como a geração de conhecimento e o desenvolvimento de tecnologias aplicadas à grande área de ciências da vida. É realmente uma área que chega no transdisciplinar porque tem questões éticas que incorporam áreas de humanas, que normalmente as pesquisas básicas não tocam. Não se pode esquecer que as consequências de nossas pesquisas são muito mais amplas, envolvem a sociedade em geral”, afirma ele.

Ward cita os setores de agropecuária, de saúde e de biocombustíveis como destaque na pesquisa em biotecnologia, e ressalta que, embora ainda haja muito espaço no mercado para os profissionais dessa área, os cortes de recursos públicos para a ciência nacional podem trazer grandes prejuízos ao País.

“A ameaça maior é em termos de formação de recursos humanos. Porque se pararmos de formar pessoas, vamos diminuindo o número de pessoas que levam essa área para frente. Isso é verdade não só para biotecnologia, mas para todas as áreas de ciências aplicadas. E também na área acadêmica. Menos pessoas formadas, menos crescimento futuro. Uma vez que tenha uma diminuição geral, pessoas estão desistindo de atuar numa área. Se desistem, é difícil voltar depois. Começam a fazer outra coisa, a vida leva e nunca mais voltam”, diz ele.

A entrevista vai ao ar nesta quarta (10), às 21h, e no domingo (14), às 11h30. O USP Analisa é uma produção conjunta da Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz) e do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP.