Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Funcionamento e aplicações dos relógios atômicos serão tema do Ciclo de Palestras Ciência e Riqueza Social

por Thais Cardoso - publicado 21/09/2015 14:50 - última modificação 29/09/2015 10:49

Evento trará o docente do IQSC-USP Daniel Varela Magalhães para falar sobre tecnologia que, embora imperceptível, faz parte do cotidiano

Relógios são objetos indispensáveis na atualidade e já fazem parte de nossas vidas há muito tempo. Mas e um relógio atômico? Será que ele é tão comum quanto um relógio tradicional?

Nesta quinta, dia 24 de setembro, o Ciclo de Palestras Ciência e Riqueza Social, que tem promoção do Instituto de Estudos Avançados (IEA) Polo São Carlos da USP,  vai mostrar como funcionam esses importantes equipamentos, que estão em diversas aplicações de nosso cotidiano sem que percebamos. Até mesmo a definição internacional do tempo é feita por esse tipo de relógio, já que ele é extremamente preciso.

O convidado é o docente da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP Daniel Varela Magalhães. Ele vai mostrar alguns princípios básicos por trás de um relógio atômico, dispositivo que ajuda a melhorar sistemas de navegação e até certificações bancárias, entre outras aplicações.

Magalhães possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Ceará (UFCE), mestrado e doutorado em Física pela USP, e pós-doutorado em Física no Observatório de Paris. Atualmente é professor do Departamento de Engenharia Mecânica da EESC-USP. Tem experiência na área de Física e Instrumentação, com ênfase em Óptica, atuando principalmente nos seguintes temas: padrões atômicos de tempo e frequência, metrologia, aprisionamento de átomos e instrumentação.

A palestra será realizada no Museu da Ciência Mário Tolentino, em São Carlos, a partir das 14h30. A entrada é gratuita e não é necessário se inscrever para participar do evento. Mais informações pelo site www.cienciaweb.org.br/cienciaeriquezasocial ou pelo telefone (16) 3307 6903.

Sobre o Ciclo de Palestras

Com o objetivo de mostrar a ciência desenvolvida nas universidades e institutos de pesquisa e como isso impacta a economia e a vida dos cidadãos, o Ciclo de Palestras Ciência e Riqueza Social traz, a cada quinze dias, sempre às quintas-feiras, diversos professores e pesquisadores para interagir com a comunidade. O evento é promovido pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) Polo São Carlos da USP, pelo Núcleo de Apoio à Pesquisa em Software Livre (NAPSoL), com sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, e pelo Museu da Ciência Mário Tolentino.

Ciclo de Palestras Ciência e Riqueza Social - Relógios atômicos: princípios e aplicações
24 de setembro, a partir das 14h30
Museu da Ciência Mário Tolentino – Praça Coronel Sales, s/nº (na esquina da Rua Major José Inácio com a Av. São Carlos), em São Carlos (SP)
Evento gratuito e aberto ao público