Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Sob risco de desaparecer, patrimônio da arquitetura em terra será discutido no IEA

por Vinícius Sayão - publicado 14/09/2017 17:50 - última modificação 25/09/2017 16:35

pesquisadores da USP, Unesp e do Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (Conicet), da Argentina debaterão as perspectivas futuras do patrimônio edificado com terra, como a taipa, o pau-a-pique e adobe
Casa do caboclo
Casa do Caboclo, no Bosque dos Jequitibás em Campinas, é feita de pau-a-pique

As construções da arquitetura em terra e as técnicas de taipa de pilão, pau-a-pique e adobe serão tema do evento no IEA que acontece no dia 29 de setembro, às 14h. Organizado por Andrea Cavicchioli, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades e integrante do Programa Ano Sabático do IEA, o seminário contará com a presença de pesquisadores da USP, Unesp e do Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (Conicet), da Argentina, e terá transmissão ao vivo. Para participação presencial, é necessário inscrição prévia.

Serão discutidas as perspectivas do patrimônio edificado com terra, que “corre o risco de desaparecer e precisa urgentemente ser amparado por estratégias de preservação”, segundo Cavicchioli.

“[As estratégias de preservação] demandam várias ações de pesquisa que vão desde a identificação e mapeamento dos remanescentes das edificações históricas construídas com essas técnicas, até uma profunda caracterização dos materiais e dos mecanismos de deterioração física, química e biológica”, explica.

Os participantes aproveitarão a oportunidade para discutir um projeto desenvolvido por Cavicchioli, com apoio do IEA, cujo objetivo é sistematizar as informações sobre a presença de edificações em terra no estado de São Paulo, além de gerar documentos cartográficos sobre sua concentração e distribuição geográfica. A ideia é criar uma “taipoteca”, ou seja, uma biblioteca sobre o tema taipa e afins.

Confira a programação completa:

14h - Abertura

14h10 - A terra como material de construção - Obede Borges Faria (UNESP-Bauru/Rede
TerraBrasil/Red Proterra)

14h40 - Atlas e caracterização material das estruturas da arquitetura com terra em São Paulo -
Andrea Cavicchioli (IEA-USP/EACH- USP/Rede TerraBrasil/Red Proterra)

15h10 - A experiência do Atlas da Arquitetura com Terra na Argentina - Guillermo Rolón
(CRIATiC-Conicet/Argentina/Red Proterra)

15h30 Intervalo

15h50 - Perspectivas de pesquisas de processos de biodeterioração em edificações de terra crua - Viviane Nunes Abreu (EACH-USP)

16h10 - Memória e esquecimento, exaltação e abandono: qual o destino do patrimônio
edificado com terra no Estado de São Paulo? - Prof. Alessandro Soares da Silva (EACH-USP)