Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Relação entre arte, cultura e política será tema de encontros da Cátedra Olavo Setubal em agosto

por Fernanda Rezende - publicado 06/07/2017 10:10 - última modificação 04/09/2017 09:33

Cátedra aproveita a experiência de seu titular, Ricardo Ohtake, para discutir a gestão de instituições culturais no país.
Centro Cultural São Paulo
Vista interna da biblioteca do Centro Cultural São Paulo, local onde será o primeiro encontro (Foto: Marcio de Assis/Wikimedia)

Três encontros em agosto marcarão o início das atividades da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência sob a gestão de Ricardo Ohtake, que tomou posse em maio como titular. Focadas no objetivo de avaliar as relações entre arte, cultura e política, as atividades do mês se basearão no olhar e na experiência do catedrático como um dos mais importantes gestores culturais do país.

Ao longo do semestre, outros eventos integrarão o ciclo Cultura, Institucionalidade e Gestão, buscando fornecer um panorama crítico, atual e histórico da formação de uma estrutura cultural na cidade de São Paulo.

No dia 15 de agosto, o seminário Arte & Política: Um Retrospecto da Carreira de Ricardo Ohtake reunirá grandes nomes da cultura nacional para apresentar um retrospecto da carreira de Ricardo Ohtake como dirigente cultural na cidade de São Paulo. O debate terá a participação da cineasta Tata Amaral; do curador e crítico de artes Olívio Tavares de Araujo; do professor da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP e coordenador acadêmico da cátedra, Martin Grossmann; do escritor e biógrafo Fernando Morais; e do crítico de cinema e curador Amir Labaki. A moderação será do cientista social Miguel Chaia. A discussão acontece das 14h30 às 17h30, na Sala Adoniran Barbosa do Centro Cultural São Paulo, local que teve Ohtake como primeiro diretor. Os ingressos serão distribuídos no local. A sala tem 622 lugares.

Relacionado

As perspectivas da cultura sob o olhar de Ricardo Ohtake

Rouanet inaugura Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência

Realizações da cátedra

Os outros dois encontros do mês avaliarão a contribuição central de cinco instituições culturais em São Paulo, sempre com a presença de gestores da área e com a moderação de Ricardo Ohtake. O primeiro debate, no dia 22 de agosto, às 14h30, acontecerá no Museu Afro Brasil e terá a participação de seu diretor curador, Emanoel Araujo, e de Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc São Paulo. As inscrições podem ser feitas aqui. A segunda atividade sobre o tema será na Sala Multiuso do Instituto Itaú Cultural, com a participação de seu diretor, Eduardo Saron, e de Heitor Martins, diretor presidente do Masp. Por motivos de agenda dos participantes, o encontro foi adiado para o dia 19 de setembro, às 19h. Para participar, é necessário retirar ingressos no local.

Todos os eventos serão transmitidos ao vivo pelo site do IEA.

A programação dos demais meses atende aos outros três objetivos de estudo deste ano na cátedra: conhecer o perfil de instituições culturais que fazem diferença na estrutura cultural de uma cidade como São Paulo; avaliar a contribuição de certos gestores culturais na consolidação de um campo cultural no Brasil; e entender o papel das exposições na representação cultural de um Brasil contemporâneo.

Curso rápido

O IEA selecionará até 30 interessados em acompanhar gratuitamente todas as atividades do ciclo, sem a necessidade de se inscrever a cada evento. Para se candidatar a uma das vagas do curso, que é gratuito, é necessário enviar currículo e uma carta de intenção (até duas páginas) para academicoiea@usp.br até 23 de julho. Só serão aceitas pessoas com ensino superior completo. A lista de selecionados será divulgada no dia 28 de julho. Os alunos devem comparecer a pelo menos 85% da programação e realizar as atividades propostas para receber certificado de participação. Além da programação de eventos da cátedra, esse grupo participará de uma aula introdutória, em 8 de agosto, e outra de encerramento, no dia 28 de novembro.

Veja programação completa abaixo, ainda não detalhada e sujeita a alterações:

Agosto

Dia 15, às 14h30: Arte & Política: Um Retrospecto da Carreira de Ricardo Ohtake | Local: Sala Adoniran Barbosa do Centro Cultural São Paulo
Dia 22, às 14h30: Instituições Culturais 1: Museu Afro Brasil e Sesc São Paulo
| Local: Museu Afro Brasil

Setembro

Dia 12: Instituições Culturais entre final da II Grande Guerra e 2016 | Local: IEA
Dia 26: Dirigentes Culturais: dos Anos 50 à Atualidade
Dia 19, às 19h:
Instituições Culturais 2: Masp, Bienal e Itaú Cultural | Local: Sala Multiuso do Instituto Itaú Cultural

Dia 3: Dirigentes Culturais: dos Anos 50 à Atualidade
Dias 10, 17 e 20: