Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Gestão pública e participação social são temas do USP Analisa

Gestão pública e participação social são temas do USP Analisa

por Thais Cardoso - publicado 20/03/2017 13:51 - última modificação 20/03/2017 13:51

Na edição desta sexta (24), o programa entrevista os professores da FEA-RP Cláudia e João Luiz Passador

Em meio a tantos escândalos políticos que denunciam má aplicação do dinheiro público, a conclusão a que se chega é que falta uma gestão adequada dos bens públicos no Brasil. Mas que ferramentas devem ser adotadas para que isso seja feito? Será que o bom gestor público deve vir do setor privado? Para debater essas questões, o USP Analisa desta semana conversa com os professores da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP Cláudia Passador e João Luiz Passador.

Segundo eles, nunca houve uma preocupação com a formação de gestores públicos, apesar de uma tentativa, nos anos 80, de se criar uma escola para esse fim. Mas a formação não deve ser o único cuidado na administração do dinheiro público. “Independente de quem esteja ocupando o cargo, a ideia é que se incorpore ferramentas para ter um bom desempenho e gastar bem esse dinheiro. Antes, a preocupação era apenas o que fazer com os recursos financeiros, agora é fazer com que eles beneficiem a maior parcela possível da população”, explica Cláudia.

“Formar um gestor público não é fácil. Ele precisa sim ter um ferramental técnico, mas acima de tudo, uma capacidade de diagnóstico, ou seja, compreender onde ele está e o que pode fazer. Também precisa ter a sensibilidade para perceber que o setor público é bem diferente do setor privado”, lembra João.

Eles destacam também que a participação da sociedade nas decisões dos governantes precisa aumentar. “A questão é como a democracia vai conseguir dar conta dessas novas demandas. Só o voto não é suficiente como instrumento de participação. Falta uma interação mais direta”, diz Cláudia.

A entrevista vai ao ar nesta sexta, dia 24, a partir das 12h. O USP Analisa é uma produção conjunta da USP FM de Ribeirão Preto (107,9 MHz) e do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP.