Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Giovanni Berlinguer (1924-2015), cientista, político e militante da saúde pública e da bioética

por Mauro Bellesa - publicado 08/04/2015 14:35 - última modificação 11/08/2015 17:11

Cientista e político italiano Giovanni Berlinguer morreu no dia 6 de abril, aos 90 anos. Ele foi professor visitante do IEA em 1993.

Berlinguer no IEA

No período em que foi professor visitante do IEA, em 1993, Giovanni Berlinguer dedicou-se a projeto sobre bioética. Parte dos resultados de seus estudos foram apresentados no artigo Corpo Humano: Mercadoria ou Valor?, publicado no mesmo ano na edição 19 da revista "Estudos Avançados". Em 1999, a revista publicou outro artigo do pesquisador: Globalização e Saúde Global.

Na sua estada, Berlinguer proferiu seis conferências (no IEA e na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP) sobre temas como ética, bioética e legislação sobre saúde.

Conheça outros
professores visitantes

Aconteceu na manhã desta quarta-feira, 8 de abril, o funeral do médico, cientista, político e ex-professor visitante do IEA Giovanni Berlinguer, que morreu na madrugada da segunda-feira, aos 90 anos. O enterro foi realizado em seguida à aula magna (cerimônia laica de corpo presente) na Reitoria da Università degli Studi La Sapienza di Roma, Italia. Antes, o corpo fora velado em câmera ardente no Palácio do Capitólio, sede da Prefeitura de Roma.

Giovanni Berlinguer - 1993
Giovanni Berlinguer durante conferência
no IEA em 1993 sobre ética e sociedade

A cerimônia na universidade, onde ele foi professor de fisiologia e saúde do trabalho, teve a presença de inúmeros políticos e acadêmicos, além de familiares e amigos do pesquisador. Na ocasião, de acordo com o jornal "La Repubblica", o reitor de La Sapienza destacou o "empenho ético e humano de alguém que era exemplo de dedicação e integridade". Segundo o ex-primeiro ministro italiano Massimo D'Alema, Berlinguer "tinha uma ideia não retórica da política e uma grande curiosidade científica, tendo sido um grande pioneiro em novos desafios, do meio ambiente à saúde".

Berlinguer foi presidente do Comitê Nacional de Bioética e membro do Conselho Nacional de Saúde da Itália. Integrou o Comitê Internacional de Bioética da Unesco e a Comissão sobre Determinantes Sociais da Saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS). Entre outras honrarias, recebeu a a Medalha de Benemérito da Ciência e da Cultura Italiana, outorgada pela Presidência da República italiana.

Assim como seu irmão, o líder comunista Enrico Berlinguer (1922-1984), secretário do Partido Comunista Italiano (PCI), Giovanni Berllinguer foi um dos membros de destaque do partido, pelo qual foi conselheiro provincial de Roma de 1965 a 1969, deputado por três mandatos, de 1972 a 1979, conselheiro municipal de Roma de 1983 a 1985 e senador eleito em 1983 e reeleito em 1987. De 2007 a 2009, foi deputado no Parlamento Europeu.

Foto: Mauro Bellesa/IEA-USP