Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Goldemberg é nomeado presidente da Fapesp

Goldemberg é nomeado presidente da Fapesp

por Mauro Bellesa - publicado 25/08/2015 10:55 - última modificação 03/09/2015 12:02

O físico José Goldemberg, professor honorário do IEA, foi nomeado pelo governador Geraldo Alckmin presidente da Fapesp.
José Goldemberg
O físico José Goldemberg, novo presidente da Fapesp

O físico José Goldemberg, professor honorário do IEA, foi nomeado presidente da Fapesp pelo governador Geraldo Alckmin. A nomeação foi publicada no "Diário Oficial do Estado de São Paulo" no dia 22 de agosto. Goldemberg substitui na função o jurista Celso Lafer, que presidiu a fundação desde agosto de 2007.

O governador escolheu Goldemberg a partir de lista tríplice definida pelo Conselho Superior da fundação e por ele encabeçada. Da lista também constavam o sociólogo José de Souza Martins, colaborador regular da revista "Estudos Avançados", e o fisiologista Eduardo Moacyr Krieger, também professor honorário do IEA e atual vice-presidente da Fapesp.

Relacionado

Entrevista de José Goldemberg como presidente da Fapesp ao jornal Estadão

Goldemberg é pesquisador e professor emérito do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP e professor emérito do Instituto de Física (IF), também da USP. Desde a criação do IEA (durante sua gestão como reitor da USP), Goldemberg participa de atividades do Instituto ligadas a meio ambiente, energia, sustentabilidade e ensino superior. Ele foi secretário de Ciência e Tecnologia, secretário do Meio Ambiente e ministro da Educação do governo federal, secretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo e presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)

A revista "Time" escolheu Goldemberg como um dos "heróis do meio ambiente" em 2007. Em 2008, ele recebeu o prêmio Planeta Azul, concedido pela fundação japonesa Asahi Glass a personalidades com trabalhos de destaque na pesquisa e na formulação de políticas públicas na área ambiental. Em 2013, foi o vencedor do Prêmio Zayed de Energia do Futuro, concedido pelos Emirados Árabes Unidos a profissionais dedicados à energia renovável. No ano passado, ganhou o troféu "Guerreiro da Educação", premiação conferida pelo jornal "O Estado de S.Paulo" e pelo Centro de Integração Escola-Empresa (CIEE).

Foto: Mauro Bellesa/IEA-USP