Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Göran Therborn faz conferência sobre "Sexo e Poder"

Göran Therborn faz conferência sobre "Sexo e Poder"

por Sandra Codo - publicado 10/09/2009 00:00 - última modificação 28/01/2013 15:14

Göran Therborn, o sociólogo sueco da Universidade de Cambridge, Reino Unido, faz a conferência "Sexo e Poder", no dia 24 de setembro. O sociólogo Therborn analisa o comportamento da família nas últimas décadas comparando as mudanças ocorridas entre os anos 1900 a 2000.

gorantherborn.jpg
O sociólogo sueco Göran Therborn

Nesta quinta-feira, 24 de setembro, às 10h30, o sociólogo sueco Göran Therborn, da Universidade de Cambridge, Reino Unido, faz a conferência "Sexo e Poder". O Evento é uma realização da Cátedra Unesco de Educação para a Paz, Direitos Humanos, Democracia e Tolerância, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e do Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da USP.

A conferência será proferida em espanhol e acontecerá na Sala 8 do Conjunto Didático de Filosofia e Ciências da FFLCH, Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo.

Therborn é reconhecido internacionalmente pela profundidade de sua análise da família no mundo nas últimas décadas. Seu trabalho consiste num estudo comparativo das mudanças ocorridas nos principais sistemas familiares entre 1900 e 2000. A primeira edição de seu livro "Sexo e Poder — A Família no Mundo (1900-2000)" foi publicada no Brasil em 2006.

Ele tornou-se catedrático do Departamento de Sociologia da Universidade de Cambridge em 2006, depois de se aposentar como diretor do Colegium Sueco de Estudos Avançados e professor de sociologia na Universidade de Uppsala. Graduou-se na Universidade de Lund, Suécia, em sociologia, política e economia. Os temas de suas pesquisas atuais são: cidades capitais e representações de poder; processos globais de desigualdade e outros processos globais e comparações, particularmente as relações família-sexo-gênero; pensamento radical contemporâneo e forças de possíveis mudanças; caminhos para dentro e fora da modernidade.

Foto: arquivo de Göran Therborn