Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / GovAgua tem crise hídrica como tema

GovAgua tem crise hídrica como tema

por Sylvia Miguel - publicado 23/10/2015 11:15 - última modificação 09/11/2015 17:01

Iniciativas para enfrentar a escassez do recurso nas metrópoles ilustram o encontro, de 10 a 13 de novembro.

A grave falta de água que afeta diversas regiões do país e em especial as áreas metropolitanas será o foco do V GovAgua - Encontro de Governança da Água. O debate deste ano buscará mostrar as diferentes iniciativas da sociedade para enfrentar situações de escassez hídrica. O encontro acontece de 10 a 13 de novembro, das 9h às 18h, no auditório do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP. Não haverá transmissão pela internet.

Relacionado

IV Encontro GovAgua

Vídeos:
Parte I
Parte II
Parte III
Parte IV
Parte V
Parte VI

Governança Ambiental e a Questão da Água

Vídeo

Em sua quinta edição, o GovAgua buscará ampliar os diálogos entre agendas que promovam o envolvimento de atores sociais de diversos segmentos na busca de soluções para a governança da água. Iniciados em 2007, os encontros têm a finalidade de aprofundar e compartilhar conhecimentos e estimular novos caminhos para enfrentar os desafios relacionados com o tema.

Estão previstas a participação de Bernard Barraqué, da Agro ParisTech - École Nationale du Génie Rural, des Eaux et des Fôrets, França; Alex Ricardo Caldera Ortega, da Universidad de Guanajuato, México; Doug Parker, diretor da California Institute for Water Resources and Strategic Initiative Leader for the Water Initiative, dos Estados Unidos, entre outros.

O encontro é organizado pelo GovAmb, pelo Grupo de Pesquisa Meio Ambiente e Sociedade, do IEA, pelo Núcleo de Apoio às Pesquisas em Mudanças Climáticas (INCLINE) e pela Universidade Federal do ABC (UFABC), com apoio do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) e o Grupo Segurador MAPFRE.

No dia 10, a partir das 17h, haverá o lançamento do livro "Governança da Água no Contexto Iberoamericano - Inovação em Processo", organizado por Pedro Jacobi, Ana Paula Fracalanza e Vanessa Empinotti. O livro reúne oito artigos que abordam a questão da água no Brasil, Argentina, Chile, Peru, México, Portugal e Espanha.

A programação completa está na página do evento. Inscrições e informações pelo email comunicacao@iee.usp.br. Estudantes de Graduação e de Pós-graduação pagam R$ 40,00 até 31 de outubro de 2015 e R$ 50,00 após essa data. Para profissionais e docentes, os valores são de R$ 120,00 e R$ 150,00.

Clique aqui para ver a programação atualizada.

V GovAgua - Encontro de Governança da Água
De 10 a 13 de novembro, das 9 às 18h.
Auditório do IAG, Rua do Matão, 1226, Cidade Universitária, São Paulo.
Inscrições e informações pelo  email (comunicacao@iee.usp.br).

Informações: Sandra Sedini (sedini@usp.br), telefone (11) 3091-1678.
Ficha do evento: http://www.iea.usp.br/eventos/v-govagua-v-encontro-internacional-da-governanca-da-agua