Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Breda Skrjanec faz conferência sobre mudanças na gravura desde os anos 80

Breda Skrjanec faz conferência sobre mudanças na gravura desde os anos 80

por Mauro Bellesa - publicado 08/08/2018 11:05 - última modificação 24/08/2018 10:45

A curadora de artes visuais Breda Skrjanec, do Centro Internacional de Artes Gráficas da Eslovênia, faz a conferência "Perspectivas da Técnica da Gravura - Pensando através da História até os Processos Pós-Modernos e Intervenção Social" no dia 27 de agosto, às 14h.
Catálogo da exposição "Thinking Print" - MoMa, 1996
Catálogo de exposição realizada pelo MoMa em 1996 sobre transformações na impressão de 1980 a 1995

A curadora de artes visuais Breda Skrjanec, do Centro Internacional de Artes Gráficas da Eslovênia, considera que a gravura contemporânea evoluiu de seus processos básicos para um território interdisciplinar mais amplo, que cobre grande parte da prática artística pós-moderna. "Expandiu-se da concentração em técnicas gráficas para incluir instalações e produções digitais em diversas formas."

Breda falará dessas mudanças na conferência Perspectivas da Técnica da Gravura - Pensando através da História
até os Processos Pós-Modernos e Intervenção Social
, no dia 27 de agosto, às 10h30, no IEA. O evento será em inglês, sem tradução.

Organizada pelo Grupo de Pesquisa Khronos: História da Ciência, Epistemologia e Medicina, a conferência terá moderação de Gildo Magalhães dos Santos, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e coordenador do grupo.  A participação é gratuita e aberta a todos os interessados, com inscrição prévia. Quem não puder comparecer poderá acompanhar a conferência ao vivo pela internet.

Com base na história, a expositora tentará refletir sobre a situação contemporânea através da sugestão de alguns agrupamentos e categorias que lhe foram revelados ao longo dos anos de sua prática curatorial no mundo da gravura. "Hoje, todas as mídias, incluindo a gravura, pesquisam processos interdisciplinares pós-modernos e intervenções de prática social."

Para ela, um marco na evolução recente da gravura foi a exposição "Thinking Print: Books to Billboards, 1980-1995", realizada pelo Museu de Arte Moderna (MoMa) de Nova York em 1996. Essa mostra "detectou e legitimou mudanças na gravura contemporânea para um campo expandido". Na opinião de Breda, a "Thinking Print" provou que as antigas regras e estruturas da disciplina da gravura foram rearranjadas e desconsideradas, "com as fronteiras estéticas começando a se dissolver e permitir mudança, fluxo e transgressão".


Perspectivas da Técnica da Gravura - Pensando através da História
até os Processos Pós-Modernos e Intervenção Social
27 de agosto, 10h30
Sala Alfredo Bosi, rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo
Evento gratuito e aberto a todos os interessados, mediante inscrição prévia
Para assistir ao vivo pela internet não é preciso se inscrever
Mais informações: com Cláudia Regina Pereira (clauregi@usp.br), telefone (11) 3091-1686
Página do evento

Foto: Museu de Arte Moderna (MoMa) de Nova York