Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Grupo analisa o sentido formativo das ciências

Grupo analisa o sentido formativo das ciências

por Flávia Dourado - publicado 20/09/2009 14:55 - última modificação 08/04/2013 17:17

Nos dias 2 e 16 de outubro e 6 de novembro, o Grupo de Pesquisa sobre Temas Atuais da Educação do IEA dá continuidade aos seminários sobe o papel formativo das humanidades e das ciências na constituição do pensamento educacional moderno.

Embora pouco recorrente nos discursos educacionais contemporâneos, a reflexão e o debate acerca do papel formativo das humanidades e das ciências marcou a constituição do pensamento educacional moderno, segundo os integrantes do Grupo de Pesquisa sobre Temas Atuais da Educação.

Essa é a razão de o grupo ter iniciado em 2008 uma série de seminários sobre a questão. No ano passado, o debate concentrou-se nas humanidades. Agora, nos dias 2 e 16 de outubro e 6 de novembro, a discussão será ampliada para as ciências (leia programa abaixo), com a participação de pesquisadores do Instituto de Física, Faculdade de Educação e Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.

Em 2009, o grupo tem se dedicado aos vínculos entre ação educativa, conhecimento e formação ético-política a partir de reflexões sobre o papel formativo das ciências na educação básica.

O SENTIDO FORMATIVO DA HISTÓRIA — Expositor: Arnaldo Contier (FFLCH)
Coordenador: Jaime Cordeiro (FE)
LOCAL: Auditório da Faculdade de Educação, Av. da Universidade, 308, Bloco B, térreo, Cidade Universitária, São Paulo

O SENTIDO FORMATIVO DA FÍSICAExpositor João Zanetic (IF)