Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Grupo discute em seminário a importância da educação no combate à pobreza

Grupo discute em seminário a importância da educação no combate à pobreza

por Sandra Codo - publicado 01/06/2011 00:00 - última modificação 31/03/2014 14:58

"Desafios para a Erradicação da Pobreza: o Papel da Educação" é o tema do seminário que o Grupo de Pesquisa Nutrição e Pobreza promove no dia 27 de junho, segunda-feira, a partir das 9h, no auditório do Centro de Computação Eletrônica (CCE) da USP.

"Desafios para a Erradicação da Pobreza: o Papel da Educação" é o tema do seminário que o Grupo de Pesquisa Nutrição e Pobreza promove no dia 27 de junho, segunda-feira, a partir das 9h, no auditório do Centro de Computação Eletrônica (CCE) da USP (leia o programa abaixo).

O evento terá duas mesas, com a participação de integrantes do grupo, educadores, pesquisadores da PUC-SP e representantes do Ministério da Saúde, do Ministério do Desenvolvimento Social e das ONGs Ação Educativa e Centro de Recuperação e Educacional Nutricional (Cren).

Trata-se do segundo encontro do ciclo de debates organizado pelo grupo para contribuir com a reflexão sobre os desafios da pobreza e para subsidiar a gestão de políticas públicas sobre a questão. O primeiro seminário, em maio de 2010, teve por tema "O Direito à Alimentação: o Papel das Universidades" (assista aos vídeos do encontro). Desta vez a discussão será direcionada para os processos educativos que contribuem para a erradicação da pobreza.

Mesa 1 — Nutrição e Pobreza: o Papel das Universidades
Coordenadora: Semiramis Martins Álvarez Domene (Unifesp)

9h Expositores César Ades (diretor do IEA), Ana Lydia Sawaya (IEA e Unifesp) e Mariangela Belfiore Wanderley (PUC-SP)
10h Estratégias de Erradicação da Pobreza no Brasil
Expositora: Ana Fonseca (Ministério do Desenvolvimento Social)
10h30 O Papel da Formação dos Profissionais de Saúde no Enfrentamento da Erradicação da Pobreza
Expositora: Ana Estela Haddad (Ministério da Saúde)
11h O Que é Educar para Superar a Pobreza?
Expositor: Mário Sergio Cortella (PUC-SP)
11h30 Debates
12h Intervalo

Mesa 2 — Experiências Educativas que Apontam Caminhos
Coordenadora: Anna Peliano (Ipea)

14h Intervenções Educativas no Combate à Pobreza: uma Questão Urgente
Expositora: Gisela Solymos (Cren)
14h20 Projeto Amorim Lima: um Caminha Sendo Percorrido
Expositora: Ana Elisa Siqueira (Emef Desembargador Amorim Lima)
14h50 Educação e Desigualdades: a Agenda dos Movimentos Sociais
Expositor: Sérgio Haddad (ex-coordenador da Ação Educativa)
15h20 Exibição do documentário "Vocacional: uma Experiência Humana", de Toni Ventui

Vocacional e os Desdobramentos para a Atualidade
Debates, Esclarecimento e Dúvidas sobre o Tema do Documentário
Expositoras: Olga Thereza Bechara (ex-supervisora de orientação pedagógica do Serviço do Ensino Vocacional, SEV) e Esméria Rovai (ex-professora do SEV)

17h50 Políticas Sociais como Instrumento de Educação
Expositor: Luiz Eduardo W. Wanderley (PUC-SP)
18h20 Encerramento

Local: Auditório Oswaldo Fadigas Fontes Torres, Centro de Computação Eletrônica, Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa 3, 71, Cidade Universitária, São Paulo.