Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Grupo do Polo Ribeirão Preto debate o sistema do estresse

Grupo do Polo Ribeirão Preto debate o sistema do estresse

por João Rafael - publicado 16/06/2015 08:50 - última modificação 10/08/2015 14:23

A mesa redonda faz parte das atividades do Grupo de Estudo do IEA-RP "Reflexões em neurociência contemporânea" e será moderada pelo coordenador do Grupo, Prof. Norberto Garcia Cairasco (Faculdade de Medicina da USP Ribeirão Preto - FMRP/USP).

Cartaz estresse

A mesa redonda "O Sistema do Estresse: Evolução de Conceitos e seu Impacto no Sistema Límbico, Excitabilidade Cerebral, Memória e Cognição" será realizada no dia 13 de julho, às 9h, e faz parte das atividades do Grupo de Estudo do IEA-RP "Reflexões em neurociência contemporânea". O encontro será moderado pelo coordenador do grupo, Norberto Garcia Cairasco (professor da Faculdade de Medicina da USP Ribeirão Preto - FMRP/USP). Ron de Kloet (professor da University Medical Center Leiden) fará a primeira palestra, intitulada "The stress system: evolution of knowledge and modern concepts".

Na sequência, a professora Marian Joëls (University of Utrecht) realizará a apresentação "Cellular and Molecular and effects of stress on the limbic system" e o professor Mário F. Juruena (FMRP/USP) irá explorar o tema "From Early Life Stress to Bipolar Depression: By Psychoneuro-endocrinology".

Cartaz escrita cientifica atualizadoEncerrando as apresentações, Dr. Eduardo H. L. Umeoka (FMRP/USP) debaterá sobre os efeitos do estresse crônico em modelos experimentais de epilepsia, em seguida os palestrantes responderão perguntas do público.

As palestras serão em inglês. O evento é gratuito e aberto ao público em geral, sendo também a abertura da Disciplina "Estresse: Aspectos Comportamentais, Neuro-Psicofarmacológicos, Neuroendócrinos e Moleculares", oferecida pelo Programa de Pós-Graduação em Fisiologia da Faculdade de Medicina da USP Ribeirão Preto.

A Disciplina também é gratuita e aberta ao público. Para inscrição, solicitar formulário pelo email: eduardoumeoka@gmail.com

13 de Julho, às 9h
Anfiteatro Prof. Dr. Ivo Torres, Bloco A, FEA-RP/USP