Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Grupo recebe inscrições para duas bolsas de pós-doutorado em projeto temático

Grupo recebe inscrições para duas bolsas de pós-doutorado em projeto temático

por Flávia Dourado - publicado 09/01/2013 00:00 - última modificação 26/10/2015 22:12

As bolsas são para o Projeto Temático Fapesp "Gênese e Significado da Tecnociência: Das Relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade".

Estão abertas até 15 de março de 2013 as inscrições do processo seletivo para duas vagas de pós-doutoramento junto ao Projeto Temático Fapesp "Gênese e Significado da Tecnociência: Das Relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade". O projeto está na base das atividades do Grupo de Pesquisa de Filosofia, História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia, do IEA.

Uma das vagas é destinada ao estudo das relações entre ciência, tecnologia e sociedade. A pesquisa a ser realizada deverá partir de perspectivas fundadas nas tradições teóricas da sociologia, que contemplem dimensões sociais, culturais e políticas das práticas científicas e tecnológicas contemporâneas. Poderá, ainda, explorar condicionantes, sentidos e consequências sociais dos avanços científicos e tecnológicos da atualidade. O candidato selecionado atuará sob a supervisão do professor Pablo Mariconda, do Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e coordenador do grupo de pesquisa do IEA.

A outra vaga é voltada para a área de história e filosofia da ciência, com foco na história recente e em problemas epistemológicos ligados às ciências da terra e ambientais. Os projetos submetidos devem tratar da inserção institucional dessas ciências, centrando-se nas relações entre o conhecimento que geram e a organização da economia industrial globalizada. Entre os temas a serem abordados estão mudanças climáticas, aquecimento global, preservação da biodiversidade e gestão das demandas de água doce. O candidato aprovado será supervisionado pelo professor Marcos Barbosa Oliveira, do Departamento de Filosofia e Ciências da Educação da Faculdade de Educação (FE) da USP e integrante do grupo de pesquisa do IEA.

Além de dedicar-se ao desenvolvimento de suas pesquisas, os pesquisadores selecionados deverão participar de seminários, contribuir com o andamento do projeto temático e colaborar com as atividades editoriais da "Scientiae Studia — Revista Latino-Americana de Filosofia e História da Ciência".

O projeto oferece bolsa para as duas vagas, com duração de dois anos, prorrogáveis por no máximo mais um. Mais informações sobre a bolsa podem ser obtidas nos endereços www.fapesp.br/270 e www.fapesp.br/3162.

Para se candidatar, basta o interessado encaminhar o curriculum vitae e o projeto de pesquisa para o e-mail de Mariconda (ariconda@usp.br) e de Oliveira (mbdolive@usp.br). A confirmação da inscrição será enviada por e-mail em até três dias. O processo seletivo envolverá entrevista, que poderá ser realizada por videoconferência no caso dos candidatos que não residam na cidade de São Paulo.