Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Guilherme Ary Plonski e Roseli de Deus Lopes formam chapa para diretor e vice-diretora do IEA

por Fernanda Rezende - publicado 21/02/2020 15:20 - última modificação 06/03/2020 15:58

Eleição acontecerá no dia 10 de março.

Guilherme Ary Plonski e Roseli de Deus Lopes são candidatos a diretor e vice-diretora do IEA para a gestão 2020-2024 com o programa “Inovação, Excelência, Abertura”. A dupla foi a única a apresentar candidatura para a direção do Instituto. Com prazo para inscrição de chapas encerrado no dia 20 de fevereiro, a eleição está agendada para 10 de março, das 13h às 15h.

No documento já entregue à assistência acadêmica do IEA, eles propõem-se a reforçar a tríplice função acadêmica do Instituto de “local de reflexão crítica, sensor de avanços na fronteira internacional do conhecimento e incubadora de ideias propositivas”. Citam a intenção de aproveitar os avanços alcançados nos períodos anteriores, como as cátedras e a aproximação com os polos do IEA em Ribeirão Preto e São Carlos, e também trazem novidades. Dentre elas, estão:

- A incorporação de uma plataforma de estudos para melhor compreender o desafio global da disrupção tecnológica, bem como para gerar propostas sistêmicas, capazes de com ele lidar de maneira adequada.

- Manter a prioridade do tema Universidade em Transformação: lidar com a revolução informacional e com as novas formas de pesquisa e forças econômicas que as plasmam, além de discutir como a Universidade pode contribuir para que as sociedades lidem com alguns dos grandes desafios globais, como os riscos decorrentes da disrupção tecnológica, assim como a polarização.

Os candidatos

Plonski é vice-diretor do IEA na gestão de Paulo Saldiva, atual diretor, e integrou o Conselho Deliberativo do Instituto por dois mandatos. Na USP, é professor titular da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) e professor associado da Escola Politécnica (Poli), membro da Congregação do Instituto de Relações Internacionais (IRI) e vice-coordenador do Centro de Inovação da USP (Inova USP). Também presidiu o Instituto de Pesquisa Tecnológica (IPT)

Roseli, professora associada 3 da Poli, é, desde 2014, coordenadora dos Programas de PreIC, PIBIC e PIBITI vinculados à Pró-Reitoria de Pesquisa. Foi responsável pela concepção e viabilização da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) e é a sua coordenadora geral. Ocupou a vice-diretoria e diretoria da Estação Ciência – Centro de Difusão Científica, Tecnológica e Cultural, bem como coordenadora acadêmica do programa A USP e as Profissões, ambos vinculados à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária.

A eleição

A eleição será realizada por meio de sistema eletrônico de votação e apuração de votos. Os eleitores que quiserem votar (eletronicamente ou em cédula de papel) na sede do IEA deverão comparecer entre 13h e 15h.

No dia da eleição, o IEA encaminhará aos eleitores, via e-mail cadastrado na base de dados da USP, mensagem com o endereço eletrônico do sistema de votação e a senha necessária para o exercício do voto. A apuração terá início imediatamente após o término da votação.

O Colégio Eleitoral será formado pelas seguintes categorias:

• atuais e ex-integrantes do Conselho Deliberativo;
  • presidente da Comissão de Pesquisa;
  • ex-diretores e ex-vice-diretores;
  • diretores das unidades de ensino e pesquisa e representantes das respectivas congregações no Conselho Universitário.
registrado em: , ,