Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Guilherme Ary Plonski prossegue no IEA, agora como professor sênior

Guilherme Ary Plonski prossegue no IEA, agora como professor sênior

por Mauro Bellesa - publicado 15/04/2024 16:50 - última modificação 15/04/2024 16:52

Guilherme Ary Plonski - dezembro/2024
Guilherme Ary Plonski em uma de suas inúmeras participações em eventos do Instituto

Encerrado seu mandato como diretor do IEA no dia 11 de abril, Guilherme Ary Plonski prosseguirá desenvolvendo atividades de pesquisa e de extensão no IEA, agora como professor sênior do Instituto. Também continuará sua dedicação a outras atividades na Universidade - inclusive no ensino -, sobretudo em gestão tecnológica e de inovação, área da qual é uma das principais referências do país e cerne de sua trajetória acadêmica e profissional há décadas.

Mestre, doutor e livre-docente em engenharia de produção, Plonski aposentou-se em 2023 como professor titular do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) e professor associado do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica (EP).

No IEA, integrou o Conselho Deliberativo por três mandatos consecutivos, a partir de 2016, o segundo como vice-diretor e o terceiro como diretor. Ele manterá sua participação em dois grupos de estudos do Instituto:  Modelos de Apoio à Ciência – Gema Filantropia, como coordenador, e Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde, como pesquisador.

Programa

Docentes da USP aposentados ou em vias de se aposentar podem continuar a desenvolver atividades de ensino, pesquisa e/ou extensão na Universidade, desde que ingressem no Programa de Professor Sênior, regulado pela Resolução nº 6.073/12.

No IEA, cabe ao Conselho Deliberativo (CD) avaliar o plano de atividades proposto e a qualificação acadêmica do interessado, tendo em vista os interesses institucionais.

Para se candidatar, o docente deve estar aposentado, ter requerido a aposentadoria ou estar a menos de seis meses da aposentadoria compulsória, que se dá aos 75 anos de idade.

Atualmente, ele participa em quatro projetos de pesquisa:

•  Avaliação de Ambientes de Inovação: Modelos, Indicadores e Práticas, financiado pela Fapesp (como coordenador);
•  Microfundamentos da Criação de Capacidade de Inovação em Startups Deep Tech, financiado pelo CNPq (como pesquisador);
•  Estudo de Implementação de Inovações Curriculares, Estratégias Pedagógicas e Tecnologias Emergentes para Qualidade-Equidade na Educação Básica, financiado pela Fapesp e Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (como pesquisador associado);
•  Centro de Inteligência Artificial(C4AI), financiado por Fapesp e IBM (como pesquisador associado).

Além desses, Plonski está envolvido em mais dois projetos em fase de avaliação pela Fapesp: Cepid Pesquisa e Sociedade (Research for Society Center); e Avaliação de Impacto da Pós-Graduação em Administração na Sociedade Brasileira: Proposta de um Novo Modelo.

Na FEA, ele deverá manter sua participação no Núcleo de Política e Gestão Tecnológica (PGT) da USP, no Programa de Mentoria para Docentes e no Conselho Consultivo da faculdade, além de continuar a orientar estudantes e supervisionar pós-doutorados no Programa de Mestrado Profissional em Empreendedorismo, retomar a disciplina em inglês Ciência, Tecnologia e Inovação: a Dimensão Internacional do Programa de Pós-Graduação em Administração e ministrar a disciplina Gestão da Inovação para a Competitividade Empresarial na graduação em administração.

Pesquisador emérito do CNPq, Plonski é coordenador científico do Núcleo de Política e Gestão Tecnológica e vice-coordenador do Centro de Inovação da USP. É também diretor da Asociación Latino-Iberoamericana de Gestión Tecnológica, conselheiro da International Association of Science Parks and Areas of Innovation e membro titular e conselheiro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp).

Plonski foi pesquisador visitante pela Associação no Centro de Política Científica e Tecnológica do Instituto Politécnico Rensselaer, dos EUA, diretor superintendente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) e presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).

Também integra ou integrou órgãos de direção superior de outras entidades do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, entre elas o CNPq, a Finep, o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CIEE) e o Sebrae.