Guilherme Ary Plonski prossegue no IEA, agora como professor sênior
Encerrado seu mandato como diretor do IEA no dia 11 de abril, Guilherme Ary Plonski prosseguirá desenvolvendo atividades de pesquisa e de extensão no IEA, agora como professor sênior do Instituto. Também continuará sua dedicação a outras atividades na Universidade - inclusive no ensino -, sobretudo em gestão tecnológica e de inovação, área da qual é uma das principais referências do país e cerne de sua trajetória acadêmica e profissional há décadas.
Mestre, doutor e livre-docente em engenharia de produção, Plonski aposentou-se em 2023 como professor titular do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) e professor associado do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica (EP).
No IEA, integrou o Conselho Deliberativo por três mandatos consecutivos, a partir de 2016, o segundo como vice-diretor e o terceiro como diretor. Ele manterá sua participação em dois grupos de estudos do Instituto: Modelos de Apoio à Ciência – Gema Filantropia, como coordenador, e Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde, como pesquisador.
ProgramaDocentes da USP aposentados ou em vias de se aposentar podem continuar a desenvolver atividades de ensino, pesquisa e/ou extensão na Universidade, desde que ingressem no Programa de Professor Sênior, regulado pela Resolução nº 6.073/12. No IEA, cabe ao Conselho Deliberativo (CD) avaliar o plano de atividades proposto e a qualificação acadêmica do interessado, tendo em vista os interesses institucionais. Para se candidatar, o docente deve estar aposentado, ter requerido a aposentadoria ou estar a menos de seis meses da aposentadoria compulsória, que se dá aos 75 anos de idade. |
Atualmente, ele participa em quatro projetos de pesquisa:
• Avaliação de Ambientes de Inovação: Modelos, Indicadores e Práticas, financiado pela Fapesp (como coordenador);
• Microfundamentos da Criação de Capacidade de Inovação em Startups Deep Tech, financiado pelo CNPq (como pesquisador);
• Estudo de Implementação de Inovações Curriculares, Estratégias Pedagógicas e Tecnologias Emergentes para Qualidade-Equidade na Educação Básica, financiado pela Fapesp e Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (como pesquisador associado);
• Centro de Inteligência Artificial(C4AI), financiado por Fapesp e IBM (como pesquisador associado).
Além desses, Plonski está envolvido em mais dois projetos em fase de avaliação pela Fapesp: Cepid Pesquisa e Sociedade (Research for Society Center); e Avaliação de Impacto da Pós-Graduação em Administração na Sociedade Brasileira: Proposta de um Novo Modelo.
Na FEA, ele deverá manter sua participação no Núcleo de Política e Gestão Tecnológica (PGT) da USP, no Programa de Mentoria para Docentes e no Conselho Consultivo da faculdade, além de continuar a orientar estudantes e supervisionar pós-doutorados no Programa de Mestrado Profissional em Empreendedorismo, retomar a disciplina em inglês Ciência, Tecnologia e Inovação: a Dimensão Internacional do Programa de Pós-Graduação em Administração e ministrar a disciplina Gestão da Inovação para a Competitividade Empresarial na graduação em administração.
Pesquisador emérito do CNPq, Plonski é coordenador científico do Núcleo de Política e Gestão Tecnológica e vice-coordenador do Centro de Inovação da USP. É também diretor da Asociación Latino-Iberoamericana de Gestión Tecnológica, conselheiro da International Association of Science Parks and Areas of Innovation e membro titular e conselheiro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp).
Plonski foi pesquisador visitante pela Associação no Centro de Política Científica e Tecnológica do Instituto Politécnico Rensselaer, dos EUA, diretor superintendente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) e presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).
Também integra ou integrou órgãos de direção superior de outras entidades do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, entre elas o CNPq, a Finep, o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CIEE) e o Sebrae.