Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Pesquisador de Stanford discute recessão democrática no mundo

Pesquisador de Stanford discute recessão democrática no mundo

por Fernanda Rezende - publicado 25/04/2017 10:35 - última modificação 02/05/2017 15:29

O professor de Stanford Larry Diamond fará conferência no IEA no dia 12 de maio, às 9h.

Os cenários, contextos e formatos podem mudar, mas é quase consenso entre cientistas políticos que há uma crise da democracia em diversos países, seja pela revelação de grandes escândalos de corrupção, pelo sentimento de baixa representatividade do povo pelos políticos ou pela participação diminuta dos cidadãos em processos eleitorais.

Larry Diamond - Perfil
Larry Diamond

Para tratar do tema, o cientista político Larry Diamond, pesquisador sênior na Hoover Institution, na Universidade de Stanford, fará a conferência Há uma Recessão Democrática no Mundo?, que marcará o lançamento da 2ª Coletânea da Democracia, um conjunto de quatro volumes sobre o assunto. Ele estará na Sala de Eventos do IEA no dia 12 de maio, às 9h, quando também irá autografar o livro do qual é autor. Com tradução simultânea, a atividade será transmitida ao vivo. A participação presencial requer inscrição prévia.

Na Universidade de Stanford, Diamond também é professor de ciência política e sociologia e coordena o programa de democracia no Centro em Democracia, Desenvolvimento e Estado de Direito (CDDRL). Ele é coeditor e fundador do "Journal of Democracy".

Além dele, participarão os cientistas políticos José Álvaro Moisés, coordenador do Grupo de Pesquisa Qualidade da Democracia, que organiza o encontro, e Sérgio Fausto, superintendente da Fundação Fernando Henrique Cardoso.

A coletânea

Capa Livro Larry Diamond
"Para Entender a Democracia", um dos volumes da 2ª Coletânea da Democracia

A 2ª Coletânea da Democracia é lançada pelo Instituto Atuação e composta por obras já consagradas sobre o tema, agora traduzidas pela primeira vez para a língua portuguesa. Após a conferência, o conjunto de livros será vendido a R$ 50 (valor especial para os eventos de lançamento) e autografado por Diamond. O pagamento poderá ser em dinheiro ou cartões de débito e crédito.

São quatro volumes:

1. "Para Entender a Democracia”, por Larry Diamond
Considerando a sua complexidade, o aprimoramento da democracia pode se desdobrar em inúmeras questões. Entram em cena temas como a avaliação da sua qualidade, a investigação do seu declínio e a luta pela sua sobrevivência. Ao longo de décadas, Larry Diamond tem enfrentado esses diferentes aspectos, em um trabalho sintetizado na presente obra.

2. “O Que é Democracia?”, por Giovanni Sartori
Embora sua aparência seja simples, o título da presente obra reflete uma das perguntas mais complexas da sociedade contemporânea. Afinal, o que é democracia? Ao longo das páginas, Giovanni Sartori procura enfrentar esse dilema, analisando de forma crítica diferentes discursos relacionados à questão. Nesse caminho, expõe os ganhos e os vícios de cada uma dessas alternativas, compondo um quebra-cabeça com inúmeras peças.

3. “Estado de Direito e Democracia”, por Ernst W. Böckenförde
Ao longo das últimas décadas, observamos uma constante tensão entre aspectos essenciais para a estrutura da nossa sociedade: a autonomia do sistema jurídico e a vontade comunitária; a força normativa do ordenamento positivo e as exigências ao seu redor; enfim, o Estado de Direito e a Democracia. Em sua trajetória acadêmica, Ernst-Wolfgang Böckenförde procurou constantemente costurar possibilidades e alternativas para esse dilema. A presente obra sintetiza boa parte desse pensamento, conferindo contornos relevantes para o estudo da política e do Direito Constitucional.

4. “O Antigolpe”, por Gene Sharp e Bruce Jenkins
Procurando construir e garantir perenidade a sociedades democráticas, Gene Sharp se dedicou por décadas ao estudo das ações e das lutas. Em O Antigolpe, Sharp e Jenkins partem de uma premissa central: a efetivação de um golpe de Estado (coup d'état) ocasionaria um risco à democracia, formando um ambiente de instabilidade e abrindo as portas para regimes ditatoriais. Diante disso, os autores propõem um diagnóstico amplo, voltado a evitar essa espécie de movimento.

Há uma Recessão Democrática no Mundo?
12 de maio, das 9h às 12h30
Sala de Eventos do IEA, rua da Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo
Evento gratuito e aberto ao público, com inscrição prévia - Transmissão ao vivo pela internet
Mais informações: com Claudia Regina (clauregi@usp.br), telefone: (11) 3091-1686