Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Hernan Chaimovich, ex-vice-diretor do IEA, é indicado para a presidência do CNPq

por Flávia Dourado - publicado 20/01/2015 16:40 - última modificação 04/09/2015 22:39

Membro da Comissão Científica do IEA para a Intercontinental Academia, Chaimovich aceitou o convite de Aldo Rabelo, ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, para ocupar o cargo
Hernan Chaimovich

O bioquímico Hernan Chaimovich, professor titular do Instituto de Química (IQ) da USP, aceitou o convite de Aldo Rebelo, ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, para presidir o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Chaimovich foi vice-diretor do IEA de 2006 a 2009 e atualmente integra a Comissão Científica do Instituto para a Intercontinental Academia. É coordenador do programa Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC).

Nascido no Chile, o bioquímico graduou-se pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas e Químicas da Universidad de Chile e doutorou-se em Ciências Biológicas pela USP. Pós-doutor pela University of Califórnia e pela Harvard University, ambas nos Estados Unidos, desenvolve pesquisas na área de bioquímica, com ênfase em físico-química, dedicando-se ao estudo de Sistemas Biomiméticos, em particular da estrutura de micelas e vesículas, catalise micelar e enzimática.

Ao longo de sua carreira, vem atuando ativamente na política científica nacional e internacional, tendo integrado diversos conselhos científicos e ocupado uma série de cargos executivos. Na USP, foi pró-reitor de Pesquisa, diretor do IQ, chefe de Departamento de Bioquímica, além de ter participado da criação do curso interdisciplinar de Ciências Moleculares, do qual foi coordenador. Presidiu a Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq) e a InterAmerican Network of Academies of Science (IANAS), e foi vice-presidente e diretor do International Council for Science (ICSU).

Foto: Mauro Bellesa/IEA-USP