Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / USP homenageia o matemático Artur Avila, Medalha Fields 2014

USP homenageia o matemático Artur Avila, Medalha Fields 2014

por Mauro Bellesa - publicado 26/11/2014 19:50 - última modificação 10/08/2015 16:36

Artur Avila - Cerimônia da Medalha Fields 2014
Artur Avila durante a cerimônia em que recebeu a Medalha Fields, no dia 13 de agosto, em Seul, Coreia do Sul

Artur Avila, ganhador da Medalha Fields 2014, honraria considerada o "Prêmio Nobel da Matemática", será homenageado no dia 10 de dezembro em sessão na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, numa iniciativa do IEA, do  Instituto de Matemática e Estatística (IME) e o do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC).

Em 15 de outubro, os três institutos realizaram a primeira homenagem ao medalhista com a organização do seminário Artur Avila, a Medalha Fields e a Escola de Matemática Brasileira, que teve a participação de Marcelo Viana, Maurício Peixoto e Welington de Melo, pesquisadores do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), instituição na qual Avila tornou-se mestre e doutor e onde ocupa a Cátedra Armínio Fraga, em paralelo às suas atividades como diretor de pesquisa no Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS) da França.

A homenagem a Avila será a primeira atividade do 1º Congresso Brasileiro de Jovens Pesquisadores em Matemática Pura e Aplicada.  A solenidade de abertura será às 9 horas. Às 9h30, Avila fará a conferência inaugural do congresso; às 10h30, conversará com outro ilustre matemático brasileiro, Jacob Palis, também pesquisador do Impa (do qual foi diretor) e atual presidente da Academia Brasileira de Ciências. Toda a sessão será transmitida ao vivo pela web.

CONGRESSO

Muitos recém-doutores em matemática brasileiros acabam por se distanciar de seus grupos de formação, pois, devido às dimensões continentais do país, ingressam em universidades distantes dos principais centros de pesquisa. Esse distanciamento muitas vezes dificulta o desenvolvimento de suas pesquisas e, consequentemente, sua ascensão profissional. Diante da necessidade de minimizar esse risco e propiciar um marco apropriado para compartilhamento de vivências e resultados de pesquisa, foi criado o 1º Congresso Brasileiro de Jovens Pesquisadores em Matemática Pura e Aplicada, o qual, depois da homenagem a Avila no dia 10, prosseguirá nas instalações do IME nos dias 11 e 12.

Relacionado

INTERCÂMBIO E COLABORAÇÃO

De acordo com os organizadores, o principal objetivo do congresso é incentivar novas linhas de pesquisa e fomentar o intercâmbio de ideias e a colaboração entre os participantes. Em paralelo a isso, é considerada uma missão fundamental do encontro propor a criação de uma organização de jovens matemáticos para que suas ideias e dificuldades tenham visibilidade pública, de forma a ampliar sua representação nas sociedades científicas e na sociedade brasileira em geral.

Além do IEA, IME e ICMC, também integram a organização do congresso o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Matemática (INCTmat) e a Unesp. O patrocínio é do CNPq, Capes e Fapesp. A iniciativa conta com o apoio de: Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (Cepid-CeMEAI), Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC), Programa de Integração de Matemática Industrial, Real Sociedad Matemática Española (RSME) e Sociedad Española de Matemática Aplicada (Sema).

Homenagem a Artur Avila
Abertura do 1º Congresso Brasileiro de
Jovens Pesquisadores de Matemática Pura e Aplicada

10 de dezembro, 9 horas