Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Horta da FMUSP ganha livro de receitas em comemoração aos 5 anos de existência

Horta da FMUSP ganha livro de receitas em comemoração aos 5 anos de existência

por Victor Matioli - publicado 07/06/2018 17:55 - última modificação 07/06/2018 18:01

Para comemorar os cinco anos da horta da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), um grupo de colaboradores e voluntários do projeto montou um livro de receitas que usam os ingredientes cultivados no espaço.
Capa livro de receitas da Horta FMUSP
O PDF completo do livro pode ser baixado aqui

Para comemorar os cinco anos da horta da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), um grupo de colaboradores e voluntários do projeto montou um livro de receitas que usam os ingredientes cultivados no espaço.

Com 33 receitas diferentes, cedidas por 22 voluntários, a publicação privilegia preparações que utilizam as Plantas Alimentícias Não Convencionais, as Pancs, como taioba, azedinha, ora-pro-nóbis e macassá. Além de doces e pratos salgados, há também receitas de uma pomada multiuso e de um produto de limpeza ecológico, produzido com ervas da horta.

As organizadoras do livreto são a professora Thais Mauad, idealizadora da horta e coordenadora do Grupo de Estudos em Agricultura Urbana do IEA, e Laís Fajersztajn, também pesquisadora do IEA. Além delas, os funcionários da FMUSP Kátia Dantas e Paulo Sérgio Zembruski tiveram importante papel na execução do projeto.

A horta da FMUSP
A horta foi criada em 2013, num espaço antes inutilizado da FMUSP, e é mantida inteiramente pelos colaboradores da unidade. “Plantamos, regamos, semeamos, limpamos canteiros, preparamos a terra e colhemos, sempre de maneira agroecológica”, explicam os organizadores do livro. Para eles, o espaço é, acima de tudo, um ambiente de educação ambiental: “Na horta, encontramos pessoas das mais variadas origens com a capacidade de se encantar com toda a biodiversidade e generosidade que hoje existe na horta e de fazer novos amigos”.

Os organizadores ressaltam também que a FMUSP, ambiente no qual tanto se ensina sobre a importância da qualidade de vida e da alimentação na gênese das doenças, é o ambiente perfeito para este tipo de iniciativa: “A horta nos faz pensar na origem do nosso alimento e sua importância para a saúde, estimulando, assim, uma alimentação saudável”.

O livro está disponível para download gratuitamente aqui.

Foto: HortaDaFMUSP/Facebook