Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Pesquisadora irlandesa realiza conferência sobre humanidades digitais

Pesquisadora irlandesa realiza conferência sobre humanidades digitais

por Rafael Borsanelli - publicado 22/08/2016 14:50 - última modificação 22/08/2016 15:29

Jane Ohmeyer - PerfilJane Ohlmeyer, professora de história moderna e presidente do Conselho de Pesquisa Irlandês (IRC), estará no IEA no dia 24 de agosto, às 14h, para a conferência The Power of Interdisciplinary Research: the Example of Digital Humanities, que acontece na Sala de Eventos com transmissão ao vivo pela web. Para participar presencialmente é necessário realizar inscrição.

A pesquisadora irá relatar a importância da pesquisa interdisciplinar e sua experiência no campo das humanidades digitais por meio do projeto 1641 Depositions, fruto da colaboração de pesquisadores das artes, humanidades, ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Ohlmeyer também apresentará uma visão geral do Trinity Long Room Hub, instituição da qual é diretora.

Com abertura de Guilherme Ary Plonski, vice-diretor do IEA, a conferência terá moderação de José Teixeira Coelho Netto, da Escola de Comunicações e Arte da USP e que coordena o Grupo de Estudos Humanidades Computacionais do IEA. Martin Grossmann, professor da Escola de Comunicações e Arte da USP e coordenador acadêmico da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência, fará os comentários finais.

O Trinity Long Room Hub é um instituto de estudos avançados da Universidade de Dublin dedicado às artes e às humanidades. Membro da rede Ubias (University-Based Institutes for Advanced Study), da qual o IEA faz parte, o Trinity tem nove escolas-membro que desenvolvem investigações em temas prioritários. O instituto também lidera projetos de colaboração interdisciplinares dentro da universidade e com parceiros nacionais e internacionais.

The Power of Interdisciplinary Research: the Example of Digital Humanities
24 de agosto, às 10h
Sala de Eventos do IEA, Rua da Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo.
Evento gratuito, com inscrição — Transmissão ao vivo pela internet.
Informações: Claudia Regina, telefone (11) 3091-1686 e clauregi@usp.br
Página do evento: http://www.iea.usp.br/eventos/power-interdisciplinary