Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Os humanistas e os novos padrões de divulgação da era digital

Os humanistas e os novos padrões de divulgação da era digital

por Mauro Bellesa - publicado 24/03/2016 11:55 - última modificação 13/04/2016 10:43

Michael A. Elliott, da Emory University, fará conferência e coordenará workshop no IEA no dia 19 de abril sobre a divulgação dos estudos dos humanistas na era digital.
Michael A. Elliott
Michael A. Elliott, da Emory University, EUA

As implicações das novas tecnologias e padrões de comunicação na forma como humanistas, especialmente dos quadros universitários, divulgam suas pesquisas a públicos externos à academia serão discutidas em conferência e em workshop com o professor de literatura e cultura dos Estados Unidos Michael A. Elliott, da Emory University, no dia 19 de abril.

A conferência The Humanities and its Publics será realizada das 10 às 12h, na Sala de Eventos do IEA. Elliott tratará da visão dos acadêmicos americanos sobre seu papel na sociedade desde o começo do século 20. Também discutirá as possibilidades e riscos de se tornar um intelectual público na era digital. Para participar, é necessário realizar inscrição aqui.

No workshop Research Without Frontiers: The Future of Academic Publication in a Digital World, das 14h30 às 17h, exclusivo para convidados, Elliott utilizará como referência projeto sobre como as redes digitais podem mudar as monografias acadêmicas, trabalho por ele desenvolvido na Emory para a Andrew W. Mellon Foundation.

A conferência e o workshop serão em inglês, com tradução simultânea e transmissão ao vivo pela internet. A coordenação das duas atividades será do historiador Jeffrey Lesser, professor visitante do IEA.

Elliot dedica-se especialmente ao período entre meados do século 20 e início do século 21 nos seus estudos sobre a literatura e a cultura dos Estados Unidos. Seu trabalho enfatiza abordagens interdisciplinares sobre as culturas americanas e o lugar dos indígenas na sociedade dos Estados Unidos.

Ele é autor de "Custerology: The Enduring Legacy of the Indian Wars and George Armstrong Custer" (2007) e "The Culture Concept: Writing and Difference in the Age of Realism" (2002) e co-editor (com Claudia Stokes) de "American Literary Studies: A Methodological Reader" (2003).

Conferência: The Humanities and its Publics
19 de abril, das 10 às 12h
Sala de Eventos do IEA, Rua da Praça do Relógio, 109, bloco K, 5° andar, Cidade Universitária, São Paulo
Evento em inglês, gratuito, com inscrição