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Participantes da Intercontinental Academia apresentam resultados do encontro

por Mauro Bellesa - publicado 11/05/2015 15:30 - última modificação 12/02/2016 12:23

David Gange, Nikki Moore e Helder Nakaya, três dos participantes, apresentaram o Relatório de Encerramento a integrantes do Comitê Sênior do projeto, durante a última sessão do encontro, no dia 29 de abril.

Nikki Moore e David Gange

A estrutura temática detalhada de um Mooc (Massive Online Open Course) sobre o tempo e a perspectiva de vários trabalhos científicos em parcerias entre os jovens pesquisadores participantes da Intercontinental Academia (ICA) a são os principais resultados do primeiro período de imersão do projeto, realizado de 17 a 29 de abril, no IEA-USP.

David Gange (University of Birmingham, Reino Unido), Nikki Moore (Rice University, Estados Unidos) e Helder Nakaya (USP), três dos participantes, apresentaram o Relatório de Encerramento a integrantes do Comitê Sênior do projeto, durante a última sessão do encontro, no dia 29 de abril.

INTERDISCIPLINARIDADE
E COOPERAÇÃO

Os resultados apresentados no Relatório de Encerramento demonstram que o primeiro período de imersão da Intercontinental Academia (o segundo será em Nagoya, Japão, em março de 2016) foi extremamente produtivo, consolidando uma iniciativa do IEA-USP e do Instituto de Pesquisa Avançada (IAR na sigla em inglês) da Universidade de Nagoya que começou a ser idealizada em março de 2012, no âmbito da rede Ubias (University-Based Institutes for Advance Study), durante encontro do Comitê Diretivo da entidade no Instituto de Estudos Avançados Jawaharlal Nehru, na Índia.

David Gange  e Nikki Moore ressaltaram o clima de “desarme” disciplinar de todos, o que possibilitou uma intensa interação entre especialistas vindos das áreas mais diversas.

Eles afirmaram que até mesmo a logística do encontro, com refeições em comum, hospedagem no mesmo hotel e atividades sociais em conjunto, foi um fator importante para o estabelecimento de vínculos entre os participantes. Gange disse que foi o encontro acadêmico de maior sociabilidade do qual já participou e que riu muito, graças ao bom humor de todos os envolvidos.

O fato é que esse clima amistoso e cooperativo teve papel fundamental para a alta produtividade do encontro, que envolveu mais de duas dezenas de conferências e seminários com pesquisadores seniores e inúmeras reuniões de trabalhos dos 13 jovens pesquisadores do projeto.

A caminho de Nagoya

No final do encontro, foi apresentado um vídeo com uma saudação do diretor do IAR da Universidade de Nagoya, Hisanori Shinohara, a todos os integrantes da Intercontinental Academia, parabenizando-os pelos trabalhos realizados nas duas semanas em São Paulo e desejando-lhes uma boa estada em Nagoya, em março de 2016, durante o segundo período de imersão do projeto.

Objetivos do Mooc

Segundo eles, o Mooc será uma espécie de guia online interativo para estudantes e pesquisadores que desejem desenvolver ou ampliar seu interesse no conceito de tempo. A produção das aulas do curso será finalizada no segundo período de imersão da Intercontinental Academia, em março de 2016, na Universidade de Nagoya, Japão. Por enquanto, há três opções de nome para o MOOC: Sobre o Tempo, Pensando com o Tempo e O Que É o Tempo?

A perspectiva é de que os usuários do MOOC adquiram habilidades para:

  • sintetizar argumentos provenientes de grandes áreas do conhecimento;
  • aprender a analisar evidências de forma a constituírem suas próprias ideias sobre as questões levantadas;
  • desenvolver a habilidade em lidar com material conceitual;
  • pensar de forma transversal às disciplinas envolvidas.

Dessa forma, ao mesmo tempo em que estarão desenvolvendo seu arcabouço de saberes, os estudantes estarão colaborando com a construção do conhecimento científico.

Estrutura do curso

De acordo com a arquitetura definida pelos jovens pesquisadores, o Mooc terá quatro temas centrais, escolhidos após o grupo avaliar as subdivisões-chave do conceito de tempo.

Todo o conteúdo será estudado a partir de 14 tópicos, 13 deles relacionados com ao menos um dos quatro temas centrais e envolvendo várias disciplinas, tanto das ciências quanto das humanidades.  A conclusão do curso terá um tópico adicional, que versará sobre o futuro do conceito de tempo.

Temas centrais

O tempo é fundamental ou um fenômeno cognitivo? Ele requer mudança? O que existe no tempo? O tempo constitui uma entidade independente, como preconizam a física e a filosofia? Ele é absoluto ou relativo? Essas questões vão procurar responder à questão do primeiro tema central: “O Que É o Tempo?”.

“Como o Tempo é Percebido?” é a indagação que define o segundo tema central. Ela levanta uma série de dúvidas a serem estudadas, entre as quais: Podemos perceber o tempo? É possível fazer julgamentos confiáveis sobre propriedades temporais? É possível perceber o tempo sem que haja mudança? Qual é a relação entre tempo experienciado e tempo neural? Como é possível experienciar eventos que duram no tempo (movimento, mudança, sucessão, melodias) como algo estendido no tempo?

O conceito funcional, o conceito mutante e a estandardização do tempo, a viagem mental no tempo (cronostesia), a oposição entre tempo linear e tempo cíclico e (na antropologia) entre tempo dêitico e tempo sequencial serão analisados no terceiro tema central: “Como o Tempo é Conceitualizado?”.

A questão que define o quarto tema central é “Como o Tempo É Usado?”. As questões a serem discutidas envolvem desde como o tempo é relevante em disciplinas como astronomia, biologia, química e medicina até como a narrativa se serve dele, criando linearidade, circularidade ou mesmo seu fracionamento. A importância do tempo na interação social (administração do tempo, pontualidade, horários de trabalho e de lazer), na história, nas tradições e em outros aspectos também merecerá atenção.

Tópicos de estudo

Os 14 tópicos do curso foram estabelecidos por meio de questões específicas, que se desdobram em subquestões. São eles:

  • Como o tempo é medido?
  • Que traços o tempo deixa?
  • Existe uma relação entre tempo e causalidade?
  • O tempo é relativo?
  • O que são ilusões temporais e o que podemos aprender com elas?
  • O tempo tem uma história?
  • Por que o tempo é especial?
  • Podemos predizer o futuro?
  • Como os diferentes ritmos interagem?
  • O que a representação simbólica faz pelo entendimento humano do tempo?
  • Não humanos possuem um tempo individual?
  • O tempo está acabando?
  • Como avaliamos o tempo?
  • Qual o futuro do conceito de tempo?

 

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INTERCONTINENTAL ACADEMIA

Eixo temático: Tempo

Relatório dos pesquisadores participantes

Notícia

"Abertura da Intercontinental Academia destaca originalidade e relevância do projeto"

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Mais informações
http://intercontinental-academia.ubias.net

Recursos

Cada tópico será tratado em uma aula, que terá com falas filmadas, animações, questões (boa parte deles) e cinco a oito filmes de 7 a 15 minutos.

Haverá um fórum de discussões, no qual o estudante será encorajado a apresentar respostas em texto livre sobre questões apresentadas pelo curso e por outros estudantes.

Também está prevista uma lista de leitura multimídia, espécie de banco de dados com links e conteúdos relevantes separados por graus de complexidade. A ideia é que os estudantes possam escrever comentários curtos no próprio suporte do material apresentado.

Público-alvo

O Mooc será concebido em um nível de complexidade científica “adequado para graduandos intelectualmente ambiciosos”. No entanto, não será necessário que o estudante possua qualificações específicas prévias, pois isso, além de não se conformar com o espírito geral desse tipo de curso, não se ajustaria ao próprio perfil acadêmico diversificado dos responsáveis pela iniciativa, que não possuem uma área do conhecimento comum a todos.

Nikki Moore, Helder Nakaya e David Gange

A introdução de ideias complexas será feita a partir do domínio de conceitos básicos, uma vez que cada aluno será um iniciante em pelo menos algumas das disciplinadas compreendidas pelo MOOC.

Resultados adicionais

O biólogo Helder Nakaya apresentou os potenciais resultados adicionais ao Mooc que Intercontinental Academia poderá propiciar.

Um deles é o encaminhamento de um comentário ou “carta ao editor” para alguma revista interdisciplinar de prestígio mundial. Essa contribuição deverá tratar da importância, principais características e resultados do projeto.

O próprio contato dos jovens pesquisadores ao longo do projeto deverá resultar em artigos científicos interdisciplinares, mas será possível fazer algo inclusive a partir do tratamento de dados a serem levantados por meio de questionários respondidos pelos estudantes do MOOC.

Também será avaliada a produção de um vídeo com vários recursos multimídia sobre todo o trabalho a ser desenvolvido na Intercontinental Academia.

Foto: Leonor Calazans/IEA-USP