Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / 'Invencíveis' do IEA conquistam torneio de vôlei da USP

'Invencíveis' do IEA conquistam torneio de vôlei da USP

por Mauro Bellesa - publicado 12/12/2013 15:15 - última modificação 18/11/2015 17:58

Equipe do Instituto venceu o Torneio Cepeusp de Vôlei de Docentes e Funcionários da USP no dia 30 de novembro, ao vencer a Biblioteca Brasiliana Mindlin.
Os Invencíveis - equipe de vôlei do IEA
Equipe de vôlei do IEA: dedicação e vitórias

Numa campanha avançada, interdisciplinar e extraordinária, o IEA sagrou-se campeão invicto do Torneio Cepeusp de Vôlei de Docentes e Funcionários no dia 30 de novembro, vencendo o jogo final contra o time da Biblioteca Brasiliana Mindlin (BBM) por 3 sets a 2, no Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp).

Foi a primeira vez que o Cepeusp incluiu o vôlei entre os esportes com campeonatos anuais de docentes e funcionários. O desempenho do IEA não poderia ser mais avançado nessa inauguração da disputa da modalidade.  A equipe mostrou-se avançada em preparo físico e nos aspectos técnicos e táticos. Segundo o jogador e técnico da equipe Marcelo Rodrigues dos Santos, essa condição foi atingida graças aos "árduos treinos realizados desde maio", tanto no Cepeusp quanto na Escola de Educação Física e Esporte (EEFE).

Relacionado

Time do IEA conquista o tricampeonato da Copa Cepeusp de Voleibol

IEA é bicampeão da Copa Cepeusp de Voleibol de Docentes e Funcionários

Campanha

O campeonato teve início no dia 17 de agosto e envolveu sete equipes: IEA, BBM, Escola de Comunicações e Artes (ECA), Faculdade de Educação (FE), Superintendência de Assistência Social (SAS), Cepeusp 1 e Cepeusp 2. Na primeira fase todos se enfrentaram entre si. O IEA avançou para o "mata-mata" da segunda fase ao lado da BBM, da ECA e da FE.

O IEA continuou sua trajetória de avanço para a final com a BBM ao derrotar na semifinal a competente equipe da FE por 3 sets a 0. Nos sete jogos que disputou para chegar à decisão, o IEA não perdeu nenhum set. A ECA, derrotada pela BBM na semifinal, conquistou o terceiro lugar em partida contra a FE.

'Os Invencíveis'

Marcelo Rodrigues dos Santos com troféu de campeão
Marcelo Rodrigues dos Santos:
"A meta é o bicampeonato em 2014"

A interdisciplinaridade da equipe campeã do Instituto ficou demonstrada ao reunir funcionários administrativos, acadêmicos e de outras áreas, além de uma docente de engenharia. Já conhecidos como os "Os Invencíveis" pela comunidade esportiva da USP, os jogadores do IEA são: Marcelo Rodrigues dos Santos (capitão e técnico), Marlene Signoretti, Richard Meckien, Jober Pradella Teixeira e também, numa demonstração do papel integrador que Instituto desempenha na Universidade: Cristiane Pradella Teixeira, da Superintendência de Comunicação Social; Edneia Martins Silva, da Reitoria; Reuel Marcos Lira, do Instituto de Biociências;  Eraildo Regis da Rocha Jr. e Carina Ulsen, ambos da Escola Politécnica; e Júlio Cesar Teodoro, Luis Carlos Pastor e Márcia Regina de Sá, os três da EEFE.

De acordo com o técnico do time, "o torneio foi uma ótima oportunidade de integração entre docentes e funcionários que praticam vôlei no Cepeusp". E ele já avança a metas de "Os Invencíveis" para 2014: "Esperamos o ingresso de outros funcionários do Instituto na equipe e já definimos nosso objetivo: a conquista do bicampeonato, novamente invictos, se possível".

Como se vê, se depender dos ieanos e de sua imensa e fanática torcida, o IEA já pode ser considerado um dos favoritos para a conquista do torneio no próximo ano, que terá ao menos 20 equipes, segundo avaliação do Cepeusp.

Fotos: Associação Atlética do IEA