Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / IEA escolhe 16 candidatos à seleção final da Academia Intercontinental

IEA escolhe 16 candidatos à seleção final da Academia Intercontinental

por Mauro Bellesa - publicado 27/08/2014 19:15 - última modificação 11/08/2015 17:17

Logo da Intercontinental AcademiaEm reunião realizada no dia 27 de agosto, o Comitê Científico do IEA para a Academia Intercontinental escolheu 16 dos 44 inscritos na pré-seleção brasileira do projeto.

Os selecionados têm prazo até 31 de de agosto (domingo) para enviar via rede a documentação complementar para sua inscrição na fase final de seleção dos jovens pesquisadores que integrarão a Academia Intercontinental. A seleção final ocorrerá em setembro, na sede do Instituto de Estudos Avançados de Freiburg, Alemanha, durante reunião do Comitê Sênior de cientistas que coordena o projeto.

Os selecionados são: Adriano de Cezaro, André Mascioli Cravo, Ayu Majima, Eduardo Almeida, Gonzalo Iparraguirre, Helder Nakaya, Ignacio Amigo de la Huerga, Julia Buenaventura, Luca Simeone, Maísa Fonseca, Marius N. Müller, Nikki Moore, Nikolaos Stamatakis, Samuel Sojinu, Sergio Giardino e Valtteri Arstila.

Dos 16 candidatos, dez são estrangeiros, quatro são mulheres, nove possuem relação com a USP (por formação ou trabalho atual), oito provém da área de ciências humanas, cinco das ciências biológicas e três das ciências exatas.

O Comitê Científico do projeto no IEA, responsável pela seleção dos candidatos, é composto por: José Eduardo Krieger (presidente),  pró-reitor de Pesquisa e professor titular da Faculdade de Medicina da USP; Hernan Chaimovich, vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências, ex-diretor do Instituto de Química da USP e ex-vice-diretor do IEA; Marcelo Knobel, membro do comitê assessor da Fapesp e professor titular do Instituto de Física Gleb Wathagin da Unicamp; Martin Grossmann, diretor do IEA e professor titular da Escola de Comunicações e Artes da USP; Massimo Canevacci, antropólogo, professor visitante do IEA e professor da Universidade de Estudos de Roma La Sapienza, Itália; Regina Pekelmann Markus, professora titular do Instituto de Biociências da USP e diretora executiva da Academia de Ciências do Estado de São Paulo; Renato Janine Ribeiro, filósofo, ex-conselheiro do IEA, onde coordena o Grupo de Pesquisa O Futuro nos Interpela, e professor titular da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP; e Vera Lúcia Imperatriz-Fonseca, coordenadora do Grupo de Pesquisa Serviços de Ecossistemas do IEA e professora titular do Instituto de Biociências da USP.